3 de abril. Está enunciada a eventual data para o alívio de todas as restrições contra a pandemia provocada pela covid-19. A data coincide com as projeções do limite de 20 mortes por milhão de habitantes provocadas pelo vírus e a 14 dias.
A revelação foi feita pelo especialista em Saúde Pública da Direção-Geral da Saúde (DGS) Pedro Pinto Leite e confirmada nesta manhã de quinta-feira, 24 de fevereiro, pela diretora-geral da Saúde, Graça Freitas, à margem das Jornadas de Atualização em Doenças Infecciosas do Hospital de Curry Cabral. A informação está a ser avançada pela CNN.
Este limite tinha sido já definido como horizonte pela Ministra da Presidência, Mariana Vieira da Silva, após o Conselho de Ministros de há uma semana e em que foram revelados os alívios das novas medidas para o combate à pandemia e que estavam em vigor até uma nova fase, a de levantamento de todas as restrições.
Momento que deveria coincidir com o critério definido pelo Centro Europeu de Controlo e Prevenção de Doenças: “20 mortes por milhão de habitantes a 14 dias”.