3 erros na rotina noturna de “skincare”

pele
Fotografia: Shutterstock

No final do dia a tendência é tentar aproveitar para descansar e compensar as horas passadas no trabalho. Essa prática está muitas vezes associada ao desleixo na hora dos cuidados com a pele.

Um estudo realizado pela L’Oréal Paris e divulgado pelo Observador concluiu que, em Portugal, apenas 47% das mulheres faz uma limpeza diária de pele. Contudo, os resultados conseguem ser ainda mais assustadores:

-37% das portuguesas limpa o rosto com gel de banho
-24% com sabonete das mãos ou sabão azul e branco

– 32% limita-se a passar água no rosto
– 31% das portuguesas diz que não faz limpeza de rosto por não ter paciência

Numa entrevista à revista Marie Claire americana, James C. Marotta, cirurgião plástico e especialista em tratamentos de pele, explicou que não limpar o rosto é praticamente o mesmo que “assassinar a pele”.

Se é daquelas pessoas que costuma deixar-se vencer pela preguiça, aqui estão três dos maiores erros:

  1. Usar o creme de limpeza errado

Limpar o rosto apenas com água não é suficiente, muito menos usar um creme de limpeza que não seja adequado. A mudança das estações pode causar alterações na pele, uma vez que à medida que a temperatura muda a pele tem de se adaptar. Segundo a dermatologista, Rachael Burns “à noite a maioria das pessoas opta por uma lavagem facial comum, mas vale a pena mudar para um óleo de limpeza, um bálsamo ou creme de limpeza”.

De acordo com a especialista é, ainda, importante usar um produto de limpeza facial com vitamina E, rico em manteiga de carité e que bloqueie os radicais livres e reduza as rugas.

  1. Escolher o hidratante errado

Um bom hidratante é vital para preservar a pele e dar-lhe a hidratação necessária. “Na maioria das vezes as pessoas escolhem o hidratante errado à noite e optam por produtos com ingredientes mais baratos. Em vez disso, devem escolher um sérum pré-hidratante com ácido hialurónico”, afirmou Burns ao site She Finds.

O ácido hialurónico é, geralmente, usado para combater as rugas. Contudo, também pode ser usada na correção de cicatrizes após acne, bem como nas olheiras.

  1. Dormir com maquilhagem

“Não remover a maquilhagem antes de ir dormir obstrui os poros e as glândulas sebáceas”, explicou um porta-voz da marca de “skincare” Dennis Gross. Além disso, acresce o risco de inflamação.

Apesar de tudo, explicaram que “antes de dormir, passar uma toalhita desmaquilhante no rosto pode fazer toda a diferença para quem não quiser fazer a rotina completa”.

A não limpeza da sua pele antes de ir dormir é o principal impulsionador da despigmentação, secura, vermelhidão, acne e, claro, um aprofundamento e aceleramento das rugas.