3 exercícios que ajudam a prevenir dores de cabeça e a controlar enxaquecas

dor
Fotografia: Médis

As dores de cabeça, assim como as enxaquecas, podem ser um entrave na rotina diária. Só em Portugal, cerca de dois milhões de pessoas sofrem de enxaquecas e quase metade deste número – cerca de 700 mil – tem mais de quatro crises dessa doença neurológica crónica por mês.

Contudo, e a nível mundial, os números também não são animadores. De acordo com o artigo Headache Clinical Practice Manual, 51% da população sofre com dores de cabeça regularmente, um problema que afeta especialmente as mulheres, cerca de 99%, em comparação com 89% dos homens.

Uma das piores e mais comuns dores de cabeça é a que vem acompanhada de sintomas oculares e nasais, como o lacrimejamento, vermelhidão, congestão e rinorreia. Uma dor breve, intensa e incapacitante, caracterizada por, em 73% dos casos, aparecer na mesma altura do dia: À tarde ou ao anoitecer.

“Felizmente, as crises de dor geralmente não duram mais do que três horas”, explicou Pablo Irimia, coordenador do Headache Study Group.

Uma vez na presença da dor de cabeça, é imprescindível o recurso a tratamentos farmacológicos sintomáticos para controlá-la. Contudo, a maior aposta deve ser na prevenção, com um estilo de vida saudável, não ingerindo substâncias tóxicas (álcool e tabaco), dormir bem e evitar alturas – principais aspetos que precipitam ataques de dor.

Enxaquecas: os principais cuidados

Segundo o neurologista Stephen D. Silberstein, as enxaquecas ocorrem em pessoas cujo sistema nervoso é mais sensível do que o da maioria. Geralmente começam na puberdade ou na idade adulta e, para a maioria das pessoas, ocorrem periodicamente.

Além disso, são o resultado de uma combinação de fatores genéticos e ambientais. Mas existem outras causas que podem estar na origem das enxaquecas, entre elas:

  • Stress
  • Aumento da humidade e calor
  • Sono
  • Álcool
  • Aumento ou diminuição de cafeína
  • Ruído e cheiros fortes
  • Luzes fortes
  • Chocolate

Exercícios para controlar as dores de cabeça

De acordo com investigadores do American College of Sports Medicine (ACSM), exercícios de alongamento, respiração profunda e relaxamento muscular ajudam a melhorar a circulação sanguínea e a reduzir a tensão muscular, controlando e aliviando dores de cabeça e enxaquecas.

Nesse sentido, um dos maiores aliados é o ioga. Uma prática que tem ganho cada vez mais adeptos.

Alongar

Alongar dez minutos por dia, esticando os braços, as pernas e o pescoço alivia a tensão. Esta prática, aliada a uma respiração lenta e controlada constitui um excelente exercício de relaxamento;

Respirar fundo

Contra as dores de cabeça, o melhor é respirar fundo usando o diafragma. Mas como? Deitado no chão, dez minutos por dia, coloque uma das mãos no abdómen e a outra na parte superior do peito. Ao inspirar, a mão do abdómen deve mover-se para fora e ao expirar a mão no peito deve permanecer imóvel;

Relaxar

Relaxar os músculos é essencial para reduzir o stress emocional e físico. Para este exercício deve estar deitado ou sentado de olhos fechados e contrair os músculos das pernas por dez segundo, depois libertar por 20 segundo e voltar a repetir. O mesmo deve ser feito com os músculos do abdómen, braços e glúteos, dez minutos todos os dias.