3 técnicas de depilação para usar em casa

cera
Shutterstock

A depilação a cera é uma das técnicas mais conhecidas por resultar em pele macia a proporcionar resultados mais duradouros. Com a chegada dos dias mais quentes, e os centros de estética a meio gás, cresce a procura por artigos de depilação.

France Saloio, um especialista em depilação, citado pela revista Madame Figaro, explicou o passo a passo de três técnicas:

Cera fria: a mais prática

Para o especialista France Saloio, as bandas de cera fria são a melhor alternativa a considerar. Duas das vantagens mais apontadas são a facilidade de manuseamento e o facto de funcionarem para pelo curto. Disponíveis em diversos tamanhos, basta escolher os mais adequados à zona que pretende.

Mas como usar?

Basta aquecer as bandas esfregando-as entre as mãos. Depois separe-as em duas antes de aplicar uma na pele. De seguida, pressione firmemente na mesma direção do crescimento do pelo. Retire a banda rapidamente puxando a ponta da banda na direção oposta à do crescimento do pelo.

Para zonas mais delicadas como o rosto ou a linha do biquíni estão disponíveis bandas de cera adequadas ao efeito.

Para retirar os resíduos de cera que ficam na pele deve usar toalhitas de óleo de amêndoa, geralmente disponíveis na embalagem.

Além disso, recorde-se que o ideal é preparar a pele no dia anterior à depilação, usando um esfoliante para eliminar as células mortas.

Cera quente: a que exige mais técnica

O maior desafio com a cera quente é mantê-la na temperatura ideal, capaz de dilatar os poros e arrancar os pelos mais facilmente.

Contudo, antes de aplicar a cera na pele, é fundamental verificar se não está muito quente, testando uma pequena quantidade na parte interna do pulso. “Existe um risco real de queimaduras. Esta técnica exige saber controlar a temperatura, mas também a aplicação, que é mais complicada”, alertou France Saloio.

Cera oriental: a mais antiga

A cera oriental distingue-se pelo uso de ingredientes naturais e é, também, a técnica mais antiga de depilação, uma vez que pode ser desenvolvida a partir de casa.

Para fazer a sua própria cera, basta preparar caramelo: Derreta dois copos de açúcar e meio copo de água em fogo baixo. Depois, adicione gotas de limão e duas colheres de sopa de mel. Aplique a mistura espalhando-a com uma espátula. À semelhança da cera quente, tenha atenção à temperatura para evitar queimaduras.

Atualmente, a cera oriental já pode ser adquirida em vários hipermercados. Um exemplo já disponível é a cera quente de depilação Argão Natural da Veet, com um preço médio de sete euros.

Mas se France Saloio lhe apresentou três técnicas de depilação para utilizar a partir de casa, o especialista também disse aquelas das quais se deve manter afastada:

Afaste-se das lâminas depilatórias

Para o especialista, a depilação com lâmina apenas serve para gerar “pelos mais grossos, alergia na pele e pele seca”.

Não use depiladora elétrica

“Certamente, conseguirá arrancar alguns pelos, mas corre o risco de partir outros: é como usar muitas pinças pequenas. Ao fazer isto, a depiladora irá multiplicar o efeito de crescimento duplo (ou seja, pelos que não estão a crescer ao mesmo tempo)”, afirmou.

Não use cremes depilatórios

France Saloio desaconselha os cremes depilatórios, uma vez que a sua ação química apenas destrói os pelos à superfície. Desta forma “no dia seguinte os pelos vão crescer novamente e não terá mais a sensação de pele macia”.