3 x Sport Design, uma marca .pt

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O aumento de utentes em ginásios (especialmente mulheres, que nas estatísticas têm sempre surgido em maior número que os homens), bem como o fitness de ar livre, espelhou-se num maior consumo de roupa desportiva, e muitas vezes, deste público nascem novas e imprevistas designers desta moda especializada.

Tal é o caso de Alexandra Torres, 46 anos, que depois de se formar em Economia, com um MBA pela European University na Suíça e com carreira feita na banca, resolveu um dia trocar a secretária pela bicicleta: “Sempre fui fascinada pelo desporto, e a fim de aprender mais sobre esta área em 2011 tirei uma formação em Fitness em Londres e obtive um certificado de Personal Trainer e Instrutora de Fitness. A minha marca, a X3 Design, surgiu do meu gosto pessoal por desenho de moda em combinação com a prática amadora de desporto”.3

A X3 Design está essencialmente virada para o triatlo, modalidade preferida de Alexandra, e não é apenas apelativa ao olhar, existem preceitos técnicos que cada peça tem que contemplar. “O design exclusivo é especialmente adaptado ao corpo feminino e é ideal para a prática de triatlo, spinning, ciclismo e corrida”, adiantou ao Delas a designer. “Compostos por um tecido de microfibras, a Power Lycra, são resistentes à atividade intensa, humidade e transpiração, permitindo uma secagem rápida. O calção, equipado com Padding Protection, permite um maior conforto enquanto pedala sem comprometer a performance enquanto corre ou nada. O acabamento na perna com o Laser Cut Leg Gripper, à base de silicone, proporciona um maior conforto fazendo com que o calção não suba na perna durante a prática desportiva. O Top, equipado com soutien integrado e costuras planas, proporciona um maior conforto além de prevenir a fricção e proteger a sua pele. Os bolsos laterais X3 Design em lycra de rede são dimensionados para o transporte de suplementos nutricionais (gel ou barra energética) a utilizar durante uma prova ou treino longo”.


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Na génese da X3 Design está a falta deste tipo de equipamento no mercado: “As grandes superfícies apresentam apenas modelos padronizados sem qualquer toque feminino”, conta-nos Alexandra. “Apesar de ser um nicho de mercado pequeno, a perspetiva é positiva pois o número de mulheres a praticar ciclismo e triatlo está em expansão em Portugal. Ou seja, a X3 Design vem preencher um espaço único em Portugal”.78

Ao contrário do que se poderia pensar, tendo em conta o poder das multinacionais e a abundância de ‘grandes superfícies’ ao tema, a X3 esgotou a primeira coleção e está já “em fase de negociação com uma nova fábrica de modo a acelerar a capacidade de produção”.

E afinal o que distingue o design da X3? “Gosto particularmente de símbolos alegres, vivos e cheios de cor da nossa cultura tradicional, presentes do Norte ao Sul de Portugal. Por exemplo, a coleção Pumping Hearts é baseada nos corações em filigrana de Viana, e a coleção My Valentine nos lenços de namorados de Vila Verde.”

A X3 pode ser comprada online ou na loja Tri-it em Pedrouços, Lisboa. É esperada para breve uma ligação a um distribuidor de artigos desportivos online.

O peso deste tipo produto na economia nacional começa a ser significativo. No ano passado o Portugal Fashion, evento da responsabilidade da ANJE, anunciou uma parceria com a Sport Zone para o lançamento de uma linha conjunta de sportswear, assinada por designers nacionais. No evento de outubro foi Katty Xiomara a escolhida. Diz-nos Rafael Alves da Rocha, diretor de comunicação da ANJE, que “a parceria está a correr muito bem. O Portugal Fashion está convicto de que este é um apoio adicional à conexão entre os designers, as marcas, a indústria têxtil e os circuitos comerciais da moda. O feedback que recebemos da Sport Zone é muito otimista e por isso estamos a trabalhar na continuidade deste consórcio”.

O nome escolhido para a nova linha desta joint venture foi apresentada na 39ª edição do Portugal Fashion e é Miguel Vieira.