30 medidas da consulta pública para a igualdade que todos temos de saber

O prazo, para já, vai até 2021 e há medidas propostas para todos os orçamentos. A consulta pública da “Estratégia Nacional para a Igualdade e Não Discriminação 2018-2030 -Portugal +Igual” já está a correr e há milhares de euros já previstos quer para concursos, quer para programas, quer para incentivos e estudos, quer para entidades que já existem, mas também para novas que vão ser criadas.

Para lá dos protocolos previstos para a formação de juízes e elementos do sistema judicial no sentido de os formar para as especificidades da violência doméstica, há ainda iniciativas para preparar profissionais de saúde e treinadores de várias modalidades desportivas para pôr fim à discriminação por via da orientação sexual e identidade de género. Está ainda contemplada, para este ano, a criação de um Conselho Nacional para a Igualdade e Não Discriminação.


Recorde os dois acórdãos polémicos sobre violência doméstica aqui e aqui


São dezenas as medidas que integram a Estratégia Nacional (cujo documento pode ser consultado na íntegra aqui) e o Delas.pt elenca algumas das que mais se destacam. Na galeria acima pode ficar a conhecer os planos, os prazos previstos até ao limite de 2021, quem pode apresentar sugestões e programas e as verbas consignadas.

Imagem de destaque: Shutterstock