30 momentos que já marcaram o Mundial de Futebol feminino

A 15 dias do desfecho do Mundial Feminino de Futebol, que decorre em França, até 7 de julho, e já com mais de metade da prova cumprida, veja ou reveja algumas das mais emblemáticas imagens que têm sido captadas durante este campeonato.

Um Mundial que entrou este fim de semana nos seus oitavos-de-final, mas que tem sido marcado, desde o início por uma enorme campanha pela igualdade de género nesta modalidade desportiva.

Disparidade salarial e prémios marcam Mundial de Futebol Feminino

No futebol, mulheres e homens entram em campo, mas, fora dele, à sua espera têm realidades distintas. Salários e prémios brutalmente discrepantes, apesar da atualização recente da FIFA às atletas femininas, e financiamento às condições de participação que também são marcadas pela diferença.

Algumas atletas como a brasileira Marta ou a norte-americana Alex Morgan têm dado voz a essa luta contra a desigualdade, isto sem esquecer a norueguesa Ada Hegerberg. Esta vencedora da Bola de Ouro em 2018 recusou participar no Mundial devido, exatamente, à discrepância de condições dadas a atletas femininas e masculinos.

França: Mundial de futebol feminino dá lição de rentabilidade

Este fim de semana, a prova entrou nos oitavos-de-final. Depois do jogo que opôs a Alemanha à Nigéria e a Noruega à Austrália, no sábado, 22 de junho, este domingo é tempo de embate entre a Inglaterra e os Camarões (16.30 horas) e a França e o Brasil (20.00 horas).

Na segunda- feira, 24 entram em campo a Espanha e os Estados Unidos da América (17.00 horas) e a Suécia e o Canadá (20.00 horas). Terça-feira, 25 de junho, é o último dia desta fase e será cumprido com os jogos que opões Itália à China (17.00 horas) e Holanda ao Japão (20.00 horas).

Imagem de destaque: Bernadett Szabo/Reuters

Melhor jogadora de futebol do mundo desiste do mundial para lutar pela igualdade