Diretor da Easyjet pede corte de 39 mil euros para cumprir igualdade salarial

avião shutterstock

Johan Lundgren, diretor-executivo da companhia aérea low cost Easyjet, pediu para que o seu salário fosse reduzido por forma a cumprir a igualdade salarial. Segundo a estação pública britânica BBC, o responsável pediu um corte de 34 mil libras anuais (perto de 39 mil euros), passando o mesmo que a sua antecessora Carolyn McCall, que recebia 706 mil libras (mais de 800 mil euros) por ano, aquando da sua saída da empresa, em novembro do ano passado.

Johan Lundgren [Fotografia: DR]

“Para provar que estou pessoalmente ligado a esta iniciativa, pedi ao Conselho que reduzisse o meu valor salarial e o equivalesse ao de Carolyn, quando ela dirigia a Easyjet”, afirmou, vincando que a empresa de aviação está também “totalmente comprometida” com a vontade de promover a igualdade salarial e de oportunidades entre homens e mulheres.

Segundo dados avançados pela BBC, a companhia tem um nível de igualdade salarial a marcar os 51,7%. De acordo com a mesma fonte, os salários para pilotos e para assistentes de cabine são coletivamente acordados com os sindicatos, garantindo que tanto homens como mulheres auferem o mesmo por funções iguais.

A desigualdade salarial remanescente na empresa é justificada pelo facto de existirem menos mulheres a pilotar aviões do que homens – apenas 4% da aviação comercial é feita pelo sexo feminino – e apenas 5% dos pilotos da companhia área low cost é mulher. A Easyjet quer alterar esta proporção e tem como horizonte o incremento de 20% de mulheres à frente de aviões em 2020.

Fotografia: Shutterstock

Indústria do calçado aplica a partir de hoje igualdade salarial entre géneros