4 dicas para recuperar a rotina de sono neste regresso às aulas

Adormecer já de madrugada e acordar quando apetece é uma realidade para muitas crianças e adolescentes durante o período de férias. São praticamente três meses sem horários definidos e rotinas, tanto de alimentação (com horas diferentes para tomar o pequeno-almoço e até jantar), como também de sono. E este último pode ser o mais difícil de contrariar quando recomeça o período letivo.

A psicóloga Teresa Rebelo Pinto admite que o “regresso às aulas e a novos horários para acordar e deitar pode ser muito desafiante para as famílias que voltaram de férias, um período em que as rotinas são bastante diferentes”. “É importante sabermos o que fazer para dormir melhor e quais as consequências de menosprezar o sono”, refere ainda a especialista nessa área.

Os benefícios de dormir bem não são segredo. Este descanso ajuda as crianças e pré-adolescentes a gerirem melhor as suas emoções e a controlar impulsos, melhorando também a sua capacidade de concentração e o desempenho na sala de aula. No entanto, Teresa Rebelo Pinto lembra ainda que o horário de sono deve ser adaptado à idade do estudante. “As crianças até aos 3-5 anos ainda precisam de sestas durante o dia”, devendo dormir cerca de 10h00, enquanto que os jovens precisam de 08h30 de sono, em média.

Percorra a fotogaleria acima para saber como ajudar o seu filho a retomar a rotina de sono.