4 erros de estilo que cometemos segundo Carolina Herrera

iStock-1241987846 (1)
[Fotografia: iStock]

É uma das mulheres mais sofisticadas, assina a imagem de mulheres empoderadas – como recentemente sucedeu no discurso de vitória da vice-presidente democrata nas eleições presidenciais norte-americanas, Kamala Harris – e deixa regras claras do que não fazer em matéria de estilo.

Conheça as preciosas dicas da designer Carolina Herrera, de 81 anos, saiba os erros a evitar e, mesmo que os cometa, veja como as solucionar em tempo útil. Indicações que chegam de uma estilista com décadas de experiência e para quem a elegância é, mais do que as roupas luxuosas ou muito exuberantes que se possam ter, fruto da harmonia e experiência que se adquire ao longo da vida. Não é por acaso que Herrera defende que, por vezes, uma boa camisa branca, uma saia ou umas calças e blaser de bom corte, mesmo simples, farão a diferença.

Veja os quatro erros a evitar, segundo a designer de origem venezuelana radicada nos Estados Unidos da América

Não ter estilo próprio

Este é um dos erros mais comuns e impedem que se passe a mensagem que se pretende. Do estilo emerge a essência, a personalidade e a atitude com que nos apresentarmos. Imitar e seguir um estilo que não é próprio não é caminho. “É difícil definir e é muito pessoal. Não se trata apenas das roupas que se vestem, mas de como as mesmas são vestidas”, afirmou recentemente Carolina Herrera.

Usar roupa incómoda e desconfortável

Ninguém consegue estar bem se não se sentir bem na própria pele. O conforto das peças exerce, neste aspeto, um fator decisivo. Ninguém se sente bem se a roupa está demasiado justa ou larga, demasiado curta ou comprida, não há mulher que caninha graciosamente numa sapatos desconfortáveis. É essencial conhecer o corpo, realçar as melhores características, gerir as que menos se aprecia e escolher em conformidade.

Não estar penteada e maquilhada

É um dos fatores decisivos para criar a primeira impressão e define, muitas vezes, a forma como somos melhor ou pior tratados numa situação social. Para Carolina Herrera, este é um dos mínimos que tem mesmo de ser cumprido.

Selfies

Apesar de ser publicamente conhecido que a designer odeia selfies e que habitualmente não aceita tirar fotografias ocasionais com os fãs, Herrera não recusa imagens que sejam um pouco mais cuidadas, ao longe e em posse mais estruturadas. Recorde-se que, de forma polémica, ela já fez questão de se distanciar das influenciadoras: “Para mim, elas não são o estilo da moda. São o estilo do dinheiro”, afirmou.