Rio 2016: “Assalto” a Gisele Bündchen gera polémica

Os Jogos Olímpicos arrancam já este sábado, a cinco de agosto, com a cerimónia oficial de abertura – que será transmitida em direto na RTP1 -, que já está a gerar polémica mesma antes de decorrer.

Já houve, no entanto, um ensaio geral para a cerimónia de abertura aberto ao público. Este ensaio gerou polémica porque inclui uma cena em que a manequim brasileira Gisele Bündchen – que entra no palco a desfilar ao som da ‘Garota de Ipanema’ de Tom Jobim e Vinicius de Moraes – é abordada por um rapaz com roupas simples que, ao aproximar-se de Gisele, é imediatamente perseguido por agentes da polícia que pensam que a ação executada pelo jovem se trata de um assalto.

No entanto, a modelo protege o rapaz e esclarece a situação. O que supostamente seria a intenção dos organizadores dos Jogos de passar uma mensagem de paz teve criticas bastante negativas, principalmente por parte dos brasileiros.

Os responsáveis pela cerimónia já disseram que vão ser feitas mudanças no espetáculo de abertura em relação ao ensaio geral, nomeadamente com este falso “assalto” a Bündchen, que será retirado.

Os assaltos, já se sabe, não são novidade no Brasil, e os Jogos Olímpicos serão a melhor oportunidade do governo brasileiro para mostrar segurança aos turistas que escolhem não visitar o país por questões de insegurança.

Terão os turistas razões para não visitarem o Brasil? O vídeo que se segue tem o título Ladrões Fazem A Festa Rio 2016 e mostra mais de 20 assaltos na baixa da cidade mais emblemática do Brasil, o Rio de Janeiro. O vídeo foi filmado por um empresário que colocou uma câmara na janela do escritório de onde se podem ver jovens a assaltar e a receber instruções de adultos de como devem executar os furtos.

Durante o vídeo, percebe-se que os assaltos fazem parte do dia-a-dia da população carioca – tanto do lado dos ladrões, que não sentem necessidade de fugir e agem sem constrangimento, com dos cidadãos, que não atuam nem ficam chocados com o que veem. As principais vítimas dos assaltos são mulheres e turistas.