Subir

Adele e Bieber nos ouvidos portugueses e em streaming

A cantora britânica Adele, com o seu mais recente trabalho ‘Hello’, é a única mulher que consegue entrar na lista dos cinco temas mais escutados em streaming, em território português, na primeira semana do ano.

A liderança está, incontestavelmente, nas mãos de Justin Bieber – que ocupa os três primeiros lugares do pódio com ‘Sorry’, ‘Love Yourself’ e ‘What do you mean’ -, seguido do luso descendente Shawn Mendes (‘Stitches’). No Top Singles, que soma também os downloads, os protagonistas da semana são os mesmos. Porém, Adele sobe para a terceira posição.


A expressão portuguesa patente nestas contagens surge com, entre outros, Agir, D.A.M.A., Nelson Freitas, David Carreira, Mariza e Dengaz.


De acordo com os dados avançados em comunicado pela Audiogest, o streaming – que já superou o download – “representa mais de 30% do mercado total de música em Portugal e cerca de 80% do mercado digital de música em Portugal”. No ano passado, streaming registou, de acordo com aquela entidade, “uma taxa de crescimento muito próxima dos 60%”.

As medições relativas ao consumo musical nacional através das plataformas digitais estão a ser semanalmente produzidas pela GfK Portugal, resultam da análise dos serviços de streaming licenciados para Portugal ( Apple, Google, Napster, Spotify, Xbox) e surgem na sequência de uma parceria entre a Associação Fonográfica Portuguesa e a AUDIOGEST – Associação para a Gestão e Distribuição de Direitos. Esta contagem pretende refletir a nova forma de consumo digital de música.

 

Por Carla Bernardino