Ex-presidente chilena Michelle Bachelet regressa à ONU em setembro

Michelle Bachelet

Michelle Bachelet regressará à ONU a partir de 01 de setembro, após a sua nomeação para o cargo ter sido hoje, 10 de agosto, oficialmente aprovada pelos 193 Estados com assento na Assembleia-Geral da organização.

O secretário-geral da ONU, António Guterres, salientou que a nova Alta-Comissária para os Direitos Humanos foi uma “figura formidável” tanto como Presidente do Chile como durante a sua primeira passagem pelas Nações Unidas. Em declarações à imprensa, Guterres mostrou-se “encantado” pelo apoio dado pelos Estados membros à ex-Presidente chilena.

“Em casa, conheceu pontos altos e baixos: como primeira mulher a servir como Presidente do país, mas também como sobrevivente da brutalidade das autoridades que a atacaram a ela e à sua família há muitas décadas”, recordou Guterres, referindo-se ao regime ditatorial chileno do general Augusto Pinochet (1973-1990).

O dirigente máximo da ONU destacou igualmente que Bachelet “foi também uma pioneira nas Nações Unidas”, dando à ONU Mulheres um arranque “dinâmico e inspirador” como sua primeira diretora-executiva. “Agora, assume um papel ao qual se adapta perfeitamente. Neste ano em que celebramos o 70.º aniversário da Declaração Universal dos Direitos Humanos, não me ocorre uma escolha melhor”, sublinhou.

António Guterres observou que Michelle Bachelet assumirá o cargo num momento difícil para os direitos humanos, num contexto de aumento do ódio e da desigualdade, de retrocesso no respeito das normas internacionais e com a liberdade de imprensa sob ameaça. “Para navegar por estas correntes, necessitamos de uma defensora inequívoca de todos os direitos humanos: civis, políticos, económicos, sociais e culturais”, afirmou.

Para Guterres, essa figura é Bachelet, alguém que “viveu sob a escuridão de uma ditadura”, que, como médica, conhece os desejos de saúde e outros direitos que a população tem e que está consciente das responsabilidades dos líderes nacionais e internacionais.

“Michelle Bachelet traz uma experiência única para as Nações Unidas e para todos nós e está firmemente empenhada em manter os direitos humanos na dianteira do trabalho da ONU”, assegurou.

ANC // EL

A chilena duas vezes presidente