Netflix alerta para ‘cyberbullying’ e abuso sexual em novo documentário

audrie
audrie

‘Audrie & Daisy’ é um documentário produzido pela Netflix que retrata a vida de duas adolescentes – Audrie Pott e Daisy Coleman – que vivem em duas cidades diferentes mas que partilham a mesma – trágica – história em comum: foram sexual e psicologicamente abusadas.

Apesar de viverem longe uma da outra, o documentário retrata histórias de vida parecidas que aproximam os quase 3000 quilómetros de distância entre os estados do Missouri e da Califórnia, onde nasceram e cresceram Daisy e Audrie, respetivamente.

A produção da Netflix, que tem recebido vários elogios da imprensa especializada que já a visionou, vai retratar ao pormenor os dois casos em questão. Desde a noite em que foram violadas por rapazes que tomavam por amigos, na sequência do excessivo consumo de álcool, até aos processos judiciais que se seguiram.

O cyberbullying é uma questão em foco em ‘Audrie & Daisy’, e algo de que também foram vítimas as duas jovens, com a divulgação das imagens das violações na Internet. A falta de apoio dos colegas, conhecidos e amigos são também retratados no documentário da Netflix, que mostra também o impacto que estes dois casos tiveram junto das famílias das duas adolescentes

O autodenominado grupo Anonymous aparece na longa-metragem com o papel de “justiceiro”, uma vez que o grupo de piratas informáticos se chegou a envolver no caso de Daisy Coleman, ajudando a família a tentar encontrar provas que incriminassem os alegados autores da violação da jovem.

No documentário, Daisy narra e comenta a sua história, que, infelizmente, já não conta com o testemunho de Audrie, que se suicidou depois dos abusos sexuais.

Estes dois casos foram dos mais falados nos últimos anos nos Estados Unidos, no que toca ao cyberbullying e à violência sexual e o documentário realizado por Bonni Cohen e Jon Shenk foi bem recebido, em janeiro, no festival de cinema de Sundance, onde se estreou. Estará disponível em Portugal a dia 23 de setembro.