Ioga (mesmo fácil) para aquecer

Com o frio do inverno (as temperaturas voltam a descer neste sábado!) rapidamente caímos na tentação de preguiçar no sofá. Não há erro maior! É justamente nesta época que temos de nos mexer e aquecer o corpo. Além de ajudar a evitar uns quilinhos extra melhora a disposição.

Ficar na modorra é, no entanto, natural, não se martirize! Afinal, o inverno é um período de recolhimento, introspeção, recuperação, renovação e quietude. Isto porque, segundo a medicina oriental, esta estação do ano, fria, húmida, nebulosa, pesada, escura, é dominada pelo elemento Água, e ligada aos órgãos da bexiga e rins, sendo estes a fonte da nossa energia vital, que necessitam assim ser especialmente estimulados.

São várias as práticas desportivas que permitem combater a inércia, mas há uma particularmente indicada. É o ioga, por disponibilizar centenas de exercícios (ásanas) não só adaptáveis à fisiologia de cada um como a cada estação do ano, ajudando a desenvolver um corpo e uma mente mais fortes e ativos.

Deixamos aqui alguns dos melhores exemplos recomendados pelo guru indiano B.K.S. Iyengar (http://bksiyengar.com), um dos maiores responsáveis pela disseminação desta prática nos EUA e, posteriormente na Europa. Veja na galeria como fazer bem todasas posturas.