5 coisas que cortam o efeito da pílula

Esquecer-se de tomar a pílula não é a única forma de acabar com o efeito anticoncecional. Surpreendida? Prepare-se…porque existem mesmo outros fatores capazes de interferir na eficiência deste método contracetivo, aumentando a possibilidade de engravidar.

Mesmo que não falhe um dia e que se siga o horário à risca, há situações – algumas até do dia a dia (veja na galeria acima) – que podem comprometer o efeito do método contracetivo. “Quando isso acontece, o melhor é recorrer a outro método contracetivo, como o preservativo. Pelo menos até à menstruação seguinte”, aconselha a ginecologista e obstetra Sofia Serrano.

Apesar da diversidade de métodos contracetivos, a pílula anticoncecional é aquele a que as mulheres portuguesas mais recorrem, segundo um estudo de 2015 sobre as práticas contracetivas das mulheres em Portugal, realizado pela Sociedade Portuguesa de Contraceção com a Sociedade Portuguesa de Ginecologia.

Os dados indicam que 58,2% das quatro mil inquiridas, com idades entre os 15 e 49 anos (idade fértil), têm a pílula anticoncecional como o principal método contracetivo. E 22% das participantes confessou um esquecimento frequente quanto à toma do comprimido. O preservativo masculino surgiu como segunda opção, com 20,6%.

Percorra a galeria de imagens acima para saber o que mais pode cortar o efeito da pílula.

[Imagem: Shutterstock]

E se a pílula lhe estiver a roubar o desejo sexual?

Contracetivos: há mais métodos para além da pílula