5 erros comuns que cometemos quando usamos máscara

Young woman in isolation at home for coronavirus
[Fotografia: Istock]

Num tempo em que, face à pandemia da Covid-19, se pondera o uso generalizado de máscaras de proteção individual, especialmente nos transportes públicos e ambientes fechados, saiba exatamente os erros que não deve cometer, para que não comprometa também a sua segurança – e a dos outros.

Sabemos que a propagação do novo coronavírus é rápida e facilmente transmissível. Por esse mesmo motivo, adotarmos comportamentos de proteção e higiene é fundamental. Seja lavar bem as mãos ou usar máscaras de forma mais generalizada, não se esqueça que cuidar de si é também cuidar dos outros.

O Delas.pt já tinha reunido um conjunto de dicas para conseguir fazer uma máscara de proteção em casa, através de tecidos mais especializados. Se não se ajeita tanto com a agulha e a linha, pode também fazê-la com uma bandana ou mesmo um lenço. Ou, ainda, pode igualmente comprar máscaras online que para além de sempre ajudarem a proteger (ainda que possam não ser tão eficazes e seja necessário, por exemplo, acrescentar um filtro de café junto à zona da boca e nariz) são também muito estilosas.

De qualquer das formas, seja qual for o tipo de máscara de proteção individual que escolha, é importante saber usá-la, não cometendo alguns erros comuns que podem condicionar a sua proteção contra a propagação do novo coronavírus.

Recorde-se ainda que os cientistas e especialistas ainda estão a estudar os avanços da doença, sendo que podem existir informações que podem alterar consoante novos estudos. Veja então abaixo cinco erros comuns sobre o uso de máscaras e como pode evitá-los:

Cobrir apenas a boca com a máscara

Se a sua máscara é mais baixa ou pequena e cobre apenas a zona da boca e não o nariz, saiba que assim pode não só estar em perigo como também colocar os outros em perigo. “Frequentemente, respiramos parcial ou completamente pelo nariz. Assim sendo, podemos ficar infetados ao respirar partículas virais por esse mesmo meio”, afirmou Thomas Russo, especialista em virologia da Universidade do Buffalo, Estados Unidos da América, à revista HuffPost.

“Da mesma forma, se estivermos infetados e a nossa máscara estiver a cobrir apenas a boca, se espirrarmos podemos gerar gotículas respiratórias para os outros”, continuou. Se, por sua vez, o nariz não estiver coberto pela máscara, corremos igualmente o risco de sermos infetados pela própria máscara, uma vez que esta acaba por aglomerar germes e gotículas do exterior.

A máscara ter contacto com partes do corpo ou objetos

Se, por algum motivo, o vírus ficar preso na nossa roupa, rosto ou corpo, porque a nossa máscara soltou essas partículas, é também um grande problema. “A preocupação com o uso inadequado das máscaras é também baseada no risco de contaminação”, afirmou Lucy Wilson, especialista e pesquisadora numa Universidade americana, ao mesmo meio de comunicação. “Se o interior da máscara tocar numa outra parte do nosso corpo que esteja contaminada pelo vírus – cabelo, testa, queixo, pescoço, mãos e outras roupas -, o interior da máscara retornará à área do nariz e da boca, podendo ocorrer infeção”, continuou. A perita aconselha ainda: não deixe a máscara pendurada no pescoço quando não a estiver a usar.

Para colocar e retirar adequadamente uma máscara, é preciso também ter bastante cuidado para não tocar na parte frontal, ao removê-la. Em vez de tocar na própria máscara, remova-a segurando as presilhas ou os elásticos. Uma vez retirada, pode colocá-la num saco de plástico ou numa área de contenção separada – como o exterior da casa. “A ideia é impedir que ela contamine outras superfícies”, adverte a especialista.

A máscara está demasiado larga

Sejam máscaras cirúrgicas ou caseiras, é importante que não fiquem demasiado largas, para que não entrem bactérias e germes pelas laterais. Uma vez que o objetivo é tentar que entre o menos de ar exterior possível na zona do nariz é boca, é importante que a máscara não esteja demasiado larga, tanto na lateral como na zona do nariz. ” A máscara precisa de ser confortável para que a possamos usar diariamente, mas também segura e suficiente, para que não escorregue”, confirmou a mesma especialista.

A máscara cobre apenas a ponta do nariz

É importante que cubra a cana do nariz, para que não permita a entrada de ar. Se colocar a máscara apenas na ponta do nariz, vai criar muitas zonas livres de entrada de ar e impurezas.

Não limpar a máscara depois do uso (caso reutilize)

Se tem como objetivo reutilizar a sua máscara, verifique bem se ela não se torna mais uma zona de contaminação. As máscaras de tecido, por exemplo, devem ser lavadas numa máquina de lavar ou com água a ferver. Se a lavar diariamente (tendo outras máscaras de reserva para usar se necessário) será o ideal, porque consegue garantir a limpeza e higiene das mesmas.