5 passos para se tornar uma pessoa mais confiante

confiança
[Fotografia: iStock]

Pode ser uma tarefa complicada, mas ser confiante é meio caminho andado para superar os desafios que a vida traz. Na verdade, toda a confiança que precisa para agir em qualquer situação do seu dia-a-dia está dentro de si. O mais complicado é descobri-la.

Esta é a filosofia que conseguimos retirar a partir da leitura do livro Confia em ti, da psicóloga Sarah Jane Arnold e publicado pela Matéria-prima edições. “O processo de construção de confiança leva o seu tempo”, começa a autora por explicar. Por esta razão, e com base na publicação, o Delas.pt reuniu um conjunto de 5 dicas para que possa começar a trabalhar na sua autoestima. Veja abaixo.

1- Tire um tempo para si

Assumir que precisa de um tempo para si é extremamente necessário. Esta atitude pode ajudar a amenizar as consequências da sobrecarga de obrigações. Sarah Jane Arnold aconselha a que se faça uma reflexão sobre as consequências que os pensamentos negativos trazem e afirma que ao fazê-lo, a sua confiança irá aumentar. “É o facto de nos fundirmos com os nossos pensamentos e nos perdermos nas suas histórias que nos impede de sermos mais confiantes”, explica no livro Confia em ti.

2- Seja menos crítica consigo mesma

Pode ser porque existe a ambição de ter uma casa perfeita, um corpo perfeito ou uma família perfeita, mas muitas vezes, acontece termos a tendência de sermos muito críticas com nós próprias. “Não é possível viver, tentar, aprender sem passar por situações e fases difíceis, bem como cometer erros, mas o perfeccionismo causa ainda mais dor e alimenta a dúvida sistemática no nosso valor”, afirma Sarah Jane Arnold. Por esta razão, tire alguns minutos e pense no modo em como se relaciona com os seus erros. Não se esqueça que cometer erros faz parte do ciclo natural da vida.

3- Assuma responsabilidades

Quando não se é suficientemente confiante, existe a tendência de pôr a culpa dos seus erros em si própria ou nos outros. Não há problema de colocar a culpa em si mesma, mas saiba como fazê-lo: O livro Confia em ti dá a dica de se conectar com o que está a sentir, “seja o que for, inspire essas emoções, esse erro que não quis fazer essa falha que o acompanha, essa vulnerabilidade”. É importante lembrar-se que as emoções de tristeza, raiva, ansiedade ou vergonha, “não estão a tentar magoá-lo, são mensageiras que lhe trazem informação sobre as experiências que está a recordar”, explica a psicóloga.

4- Faça uma lista de valores

Este exercício é um método simples e eficaz de fazer com que alguém se sinta mais seguro e confiante. Pense em algumas palavras e selecione as que são mais importantes para si no contexto da sua vida no presente. Sarah Jane Arnold adverte que “os seus valores são os princípios pelos quais rege a sua vida. Não são aquilo que acha que tem se ser, mas características que, genuinamente, quer na sua vida”.

5- Crie uma rede de apoio

Reflita sobre as pessoas que tem à sua volta. Livre-se das relações abusivas, tóxicas, que a impedem de ser como realmente é. Procure passar tempo com pessoas honestas e generosas, que a vão apoiar e vão celebrar consigo as suas conquistas. Tal como é explicado no livro, estas pessoas estão “um pouco por todo o lado, basta que saiamos da concha e abracemos o mundo”. Saia mais e conheça pessoas novas.