5 regras para jantares e noitadas caseiras com amigos

Good times at a restaurant.
[Fotografia: Istock]

Há muito ansiados, os reencontros com amigos e o regresso a jantares para matar saudades após a quarentena e isolamento social começam a estar em cima em mesa. Porém, há mesmo novas regras que devem ser cumpridas para que se trave a propagação da pandemia por Covid-19.

Os abraços, os beijos, os brindes ainda não receberam convite para festas desta natureza, mas a promessa para voltar a estar junto pode bem superar as novas contingências. Em declarações ao site francês Madame Figaro, Alexis Hautemanière, médico epidemiologista e higienista deixa recomendações a serem estritamente cumpridas.

E se os restaurantes abrem já a 18 de maio, com orientações de distanciamento muito claras, as regras dentro de portas acabam por não diferir assim tanto.

Mãos, máscaras e gel

E se todos devem estar de máscara quando chegarem pelo menos até começaram e beber um primeiro aperitivo – diz o médico -, o anfitrião tem mesmo de a usar quando começar a manusear os alimentos. “Assim que se preparam os pratos, há respiração e toque nos alimentos”, lembra o especialista.

Tal não descarta, como seria de esperar, a lavagem frequente das mãos quer parte de quem cozinha, quer por parte de quem chega e entra em casa. Ter gel hidratante disponível e acessível para os convivas logo à porta de casa é agora uma obrigação e uma nova regra de boa educação.

Distanciamento e evitar passear-se pela casa

Com espaços mais curtos, os encontros talvez tenham de ser mais faseados para comportar menos gente de cada vez. O objetivo é simples: manter-se. Uma distância de dois metros uns dos dos outros, vinca o especialista.

Ora, devem também ser evitados circuitos desnecessários nesse mesmo espaço. “Se tem o vírus e se se desloca, está a espalha-o nas superfícies em que coloca as mãos. Se alguém colocar as mãos e as levar à cara, haverá contaminação”, refere Hautemanière.

Escolher o menu adequado e servir logo em individuais

Tudo indica que o novo Coronavírus resiste melhor em ambientes frios e húmidos. As refeições quentes devem, por isso, ser privilegiadas. Os crus devem ser preteridos e deve escolher-se alimentos confecionados.

Quando à apresentação, o epidemiologista também tem uma palavra a dizer e sugere que as entradas, pratos e sobremesas sejam servidas individualmente. O objetivo é evitar que os convivas se sirvam todos de um mesmo recipiente e não toquem na comida de todos depois de terem levado os dedos à boca.

Marcadores

Para que não haja troca de copos, pratos, talheres e guardanapos, é mesmo importante que estes estejam devidamente assinalados como o seu.

Desinfeção

Quando a festa acaba, é tempo de desinfetar tudo com um detergente como simples. Uma limpeza que deve contemplar todas as superfícies que foram tocadas, da sala à cozinha, à casa de banho, às portas.