5 regras para lidar com o burnout nas festas

natal istock
[Fotografia: istock]

Luzes, cores, brilhos e muita expectativa. O Natal está pejado destes ingredientes, mas nem todos proporcionam o mesmo efeito. Trata-se de uma época em que a vida se enche de pequenas e grandes esperanças de nós sobre os outros e vice-versa, que nem sempre se concretizam.

A frustração acaba por deixar as suas marcas e o cansaço, e mesmo a ligeira depressão, podem acometer-se sobre os dias e as noites em que todos parecem ter a obrigação de estar felizes e radiantes e de mostrar isso mesmo ao mundo.

Segundo o site britânico Stylist, um em cada três adultos sobre de burnout das festas, com 36% a manifestar presença de sintomas como cansaço e desespero a instalarem-se a partir de meados de dezembro.

O estudo de 2018 apresentado pela publicação, e levado a cabo pela empresa norte-americana Slumber Cloud junto de duas mil pessoas, há mesmo 17% dos inquiridos que alega que a saturação chega antes do mês começar, requerendo cerca de dez vezes mais pausas do que noutros períodos do ano.

Ainda segundo a mesma análise, um americano médio despende cerca de 38 horas a preparar-se para esta época das festas, com as compras a tomarem conta da maior fatia do tempo: 13 horas. Seguem-se-lhe os preparativos gastronómicos, somando nove horas e 17 minutos na cozinha.

Para combater este estado de angústia – que não será raro por estes dias – o Stylist reuniu cinco recomendações que podem ajudar a lidar melhor com sintomas menos festivos.

Aceitar: Não receie sentir-se em mais baixo ou mesmo stressado. Afinal, as solicitações aumentam mesmo nesta altura do ano.

Clarificar: A ideia da perfeição e obrigatoriedade para que a reunião de família corra sem incidentes podem ser absolutamente desgastantes. Por isso, é tempo de priorizar e definir o que é importante para si.

 

Definir limites: Não responda a ideais e a papéis que esperam de si. Não deixe que os outros definam o que é importante para si. Assim, defina desde logo até onde quer e vai chegar

Fazer o que é realmente importante: Pode começar por incluir uns minutos para si, mesmo numa agenda apertada. Defina o que a deixa feliz e o que quer para si, e não tenha receio de o dizer a quem a rodeia.

Refletir: A introspeção é essencial para melhor lidar com a ansiedade e com os pensamentos mais negativos que possam emergir. Aproveite e defina regras que possam ajudar a uma melhor experiência e que pode por em marcha no Natal seguinte.