5 regras úteis a saber antes de iniciar a viagem de caravana

Holidays in summer at the lake, Germany
[Fotografia: Istock]

Cada vez mais populares e com procura crescente, as férias de caravana parecem surgir como alternativa segura em tempos de pandemia. Mas fazer caravanismo não é para todos os gostos, afinal tudo rola a uma velocidade diferente. E mesmo aquela ideia de parar em qualquer lado para descansar ou pernoitar, tal também não é viável até porque há já ações de fiscalização para punir quem o faz ilegalmente, violando inclusivamente os planos de Ordenamento da Orla Costeira (POOC).

Por isso, antes de se fazer à estrada, é importante verificar se cumpre estas regras. Indicações que deve verificar antes de ligar a chave e que foram deixadas pela empresa de algures de caravanas Indie Campers ao Delas.pt.

Veja-as abaixo:

Conhecer a caravana: “Antes de se fazer à estrada, é muito importante esclarecer todas e quaisquer dúvidas que possam subsistir acerca do funcionamento do veículo”, refere fonte oficial da empresa.

 

Planear a viagem: Nunca a definição do percurso, das pernoitas foi tão exigente, mesmo estando perante uma solução que se apresenta, essencialmente, flexível. “Ter uma ideia clara de possíveis locais de paragem, estacionamento e dormida é a melhor maneira de aumentar a segurança e confiança na viagem, podendo durante a mesma recorrer ao roteiro planeado ou adaptar a cada momento uma aventura totalmente nova”, afirma.

 

Procurar locais autorizados: “Para além de o estacionamento, a dormida ou o despejo de resíduos em locais proibidos para o efeito serem ações passíveis de coima, uma regra para autocaravanismo saudável é a de recorrer sempre a áreas reservadas para autocaravanas ou parques de campismo”, vinca a Indie Campers. Entre os sites e aplicações que pode recorrer para desenhar a viagem nestes detalhes, “há a Park4Night ou a CamperContact, que indicam milhares de sugestões para estacionamento e dormida, contendo o disclaimer sobre quais aquelas nas quais é legal estacionar, pernoitar e despejar resíduos”, alerta.

Planear alimentação e bens: Não há que enganar. É uma viagem feita em maior contacto com a natureza, por isso deve ter sempre isso em linha de conta antes da partida. Dos snacks, às repelentes, dos utensílios ou menu da viagem, não deve deixar estes detalhes de fora.

 

Conhecer a legislação: seja em Portugal, seja fora dele, as regras do caravanismo mandam muito entre os territórios. Por isso, é importante tornar-se conhecedor da regulamentação dos países que visita nesta matéria. “É fundamental ressalvar que cada país possui regras e restrições específicas no que concerne ao turismo, nomeadamente de proveniência externa, pelo que é altamente recomendável pesquisar regularmente as regulações impostas por cada país antes de efetuar reservas”, salvaguarda fonte oficial da empresa.