5 sinais de que está perante comportamentos passivo-agressivos

agressivo

Sentir raiva é algo natural, quando lidada de forma construtiva. A melhor maneira de expressar sentimentos menos positivos deve ser, sempre, através de uma comunicação clara e direta. Contudo, e ao contrário de quando a raiva é exteriorizada, até mesmo através da linguagem corporal, os comportamentos passivo-agressivos são mais difíceis de identificar.

Por definição, nas pessoas que agem de forma passivo-agressivo a agressividade é exteriorizada de forma velada, ou seja, através do silêncio, do isolamento ou da vitimização.

“Este estilo de comunicação pode acontecer entre amigos, relações amorosas ou até no trabalho. Se numa situação pontual as consequências podem não ser graves, quando se transforma num padrão de comunicação e comportamento podem ter consequências graves a nível da relação e até na imagem que a pessoa tem de si mesma”, pode ler-se num artigo publicado no site Mundo Psicologos.

Trata-se de um comportamento complexo que necessita de acompanhamento especializado. Abaixo deixamos alguns sinais de comportamentos passivo-agressivos aos quais deve estar atento:

1. Silêncio

Um comportamento comum é o silêncio. “Reter a comunicação é outra forma de expressar raiva e afirmar poder, ainda que de forma passiva”, explicou a terapeuta familiar e matrimonial, Darlene Lancer ao site Brides.

2. Sarcasmo

Uma resposta sarcástica numa discussão ou, até mesmo, numa conversa corriqueira pode ser um sinal de comportamento passivo-agressivo. Dizer algo como “sim querida, faço tudo o que tu quiseres”, quando na verdade se quer dizer exatamente o oposto e a intenção é, muitas vezes, provocar, é algo recorrente. Assim como usar um elogio para dizer o contrário: “Ficas linda com esse corte de cabelo, não haja dúvida”, é um dos exemplos.

3. Procrastinar

Jennifer McDonald, psicóloga clínica, explicou que procrastinar ou o esquecimento por conveniência são atitudes recorrentes deste tipo de pessoas, uma vez que gostam de sentir que controlam o ambiente à volta delas.

4. Dizer que está tudo bem quando não está

“Os nossos parceiros não são leitores de mentes. Quando ficamos chateados por alguma coisa e optamos pelo silêncio, basicamente estamos a entrar numa espiral em que estamos chateados porque o outro não tem a capacidade de adivinhar o que é que nos fez ficar assim e, a dada altura, já nem importa o motivo que conduziu à chatice”, escreveu Sean M. Horan, membro do corpo docente da universidade Fairfield, citado pela Brides.

Dizer que está tudo bem quando não está é um comportamento frequente, mas errado. Estas atitudes partem da expectativa de que o outro esteja atento e adivinhe, invés da primeira opção ser uma conversa franca.

5. Deixar tarefas incompletas

Esperar semanas para agendar compromissos ou deixar uma tarefa a meio são sinais de agressão passiva, uma vez que o objetivo é a retaliação ou expressar desprezo pelo outro.

O que é que motiva alguém a agir de forma passivo-agressiva?

São vários os fatores a apontar, desde os biológicos, aos ambientais e aos educacionais. O stress, a depressão e a infância são os mais referenciados.

“Alguém que cresceu num ambiente realmente controlador, onde não sentia que tinha voz, agir de forma passivo-agressiva pode ser uma maneira de conseguir sentir que tem algum tipo de poder”, explicou McDonald.

Como responder a este tipo de comportamentos?

A melhor maneira é através de uma comunicação clara e assertiva. McDonald, aconselhou: “Quando estiver num momento calmo, confronte a outra pessoa diretamente. Explique-lhe o comportamento e o motivo pelo qual é problemático, estabelecendo limites claros”.

De qualquer das maneiras, a melhor forma para resolver este tipo de comportamento é consultando um especialista que terá as melhores ferramentas para lidar com a situação.