50 momentos da vida de Maria de Lourdes Pintasilgo

A 18 de janeiro de 1930 nascia Maria de Lourdes Pintasilgo. Símbolo das lutas pelos direitos das mulheres em Portugal, é-lhe reconhecido o papel de preponderância bem como a batalha pela maior presença do sexo feminino na vida pública, laboral e política. Um caminho que começou a fazer desde cedo, ainda enquanto estudante de Engenharia Química, no Instituto Superior Técnico, e cujo trabalho na CUF lhe deu o conhecimento do terreno, o embate com o concreto.

Um percurso que passou por liderar um governo (entre julho de 1979 e janeiro de 1980) e por se candidatar a Belém, em 1986. Mas há muito mais a lembrar… Em 2003, cerca de um ano antes de morrer, Pintasilgo elevou a voz para denunciar e combater a invasão do Iraque e, no que diz respeito às mulheres, preocupava-a em particular “a pobreza e a liderança no feminino”, conta ao Delas.pt quem a conheceu bem.

Esta quinta-feira, 18, é, por isso, o dia escolhido para homenagear a única mulher portuguesa que foi primeira-ministra que Portugal teve, numa cerimónia que vai ter lugar em Abrantes, a terra que a viu nascer. No dia em que completaria 88 anos, a Fundação Cuidar o Futuro (criada por ela), o Graal (trazido para território nacional pela ativista) e a Plataforma Portuguesa para os Direitos das Mulheres vão apresentar o projeto “Ouvir o Presente, Cuidar o Futuro: Homenagear Maria de Lourdes Pintasilgo” .

Este evento marca, ao mesmo tempo, o início de uma celebração de caráter nacional àquela política, feminista e ativista e ao qual estão ligadas as comemorações dos 40 anos da fundação da atual Comissão para a Cidadania e Igualdade de Género (CIG), apelidada, então, de Comissão da Condição Feminina. Uma estrutura, de resto, instalada por Pintasilgo e estudada detalhadamente muitos anos antes de abrir efetivamente as portas. Esta cerimónia de homenagem é de entrada livre, terá lugar na Biblioteca Municipal António Botto e tem início marcado para as 11:30 horas.

A ‘longa’ marcha pela afirmação da mulher em Portugal

Na mesma ocasião em que esta evocação tem lugar, também o Delas.pt prepara um especial para lembrar quem foi e qual o legado deixado por Maria de Lourdes Pintasilgo. Na galeria acima poderá recordar mais de 50 momentos emblemáticos da vida desta mulher que mudou, em muito, a vida dos seus concidadãos.

Ainda durante esta quinta-feira será publicado um perfil desta política e ativista que, ainda em estudante, nos anos 50 do século passado, organizava tertúlias em casa para debater os temas femininos, passou por experiências comunitárias um pouco por todo o pais, assumiu a liderança de um governo com prazo de validade – empreendendo aquela que ficou conhecida como “Marcha dos 100 Dias” –, candidatou-se à Presidência da República e lutou, até ao fim dos seus dias, pelo que acreditava.

Um retrato feito por quem viveu todos estes momentos ao lado de Pintasilgo. A não perder!

Imagem de destaque: Global Imagens