6 detalhes a cumprir se vai fazer uma entrevista de emprego por videochamada

iStock-1263521536 (1)
[Fotografia: iStock]

Não há segunda oportunidade para criar uma primeira impressão. Nunca esta frase ganhou tamanha relevância uma altura em que encontrar um emprego é tarefa complexa e de muitos. Presencialmente ou por videochamada, conter o nervosismo é ponto assente para conseguir mostrar segurança.

No entanto, se a conversa com o futuro empregador tiver lugar online, há cuidados extra que deve colocar em marcha. Sobretudo se quiser agarrar a oportunidade num país que já soma, segundo dados de julho do Instituto de Emprego e Formação Profissional, um número total de 407.302 desempregados inscritos nos centros de emprego, o que representa 74,5% de um total de 546.846 pedidos de emprego.

Não desvalorize esta modalidade de contratação

Uma conversa por videochamada terá tanta importância como uma presencial, sobretudo agora em tempo de pandemia provocada pelo novo Coronavírus. Ao S Moda, a responsável de Gestão de Talentos Rosa Urraca reforça isso mesmo: “Não a devemos subestimar em nenhum momento, apesar de os meios de chegar ao interlocutor serem diferentes”.

Teste-se no ecrã

Se vai participar numa entrevista de emprego por videochamada, certifique-se que não se vai sentar naquela cadeira pela primeira vez. Veja como surge no ecrã, como deve estar a sua postura, verifique o enquadramento e peça a amigos ou familiares que façam estes testes consigo.

Detalhes técnicos

A especialista em Recursos Humanos lembra que a câmara deve estar à altura dos olhos (e não abaixo, o que centra atenções no pescoço e no queixo). Também é aconselhável prestar atenção à linguagem corporal. “Tal como numa entrevista presencial, os aspetos fundamentais para que possamos realizá-la com sucesso são, por um lado, a segurança que manifestamos ao olhar nos olhos do interlocutor e a que imprimimos na transmissão de ideias e conhecimentos”, refere Urraca. O tom de voz é também um elemento essencial da comunicação, através dele é possível perceber entusiasmo ou nem tanto.

Ambiente neutro e bem iluminado

A luz deve vir de frente, estando atrás do computador, e nunca atrás do entrevistado. Evitar a luz do fundo é essencial para não criar confusão ou ruído. A decoração que escolhe é importante e lembre-se que todos os detalhes que figurarem no ecrã darão informações sobre si. Uma decoração neutra tem a vantagem de concentrar as atenções apenas no que está a dizer.

Apesar de haver plataformas que permitem modificar o cenário, Urraca não o recomenda. “Considero que é mais real estar situado num espaço que proporciona naturalidade, mas ao mesmo tempo ‘neutralidade’ para que o entrevistador não seja influenciado pelo que a sala transmite”, afirma ao site S Moda.

Estude a empresa e vista-se a pensar nisso

Por muito que se esforce em detalhes, não ficará com o trabalho se não conhecer a empresa a que se candidata na ponta da língua. Estudá-la e analisá-la é essencial, o que lhe dará mais informação sobre como se deve apresentar. E, aqui sim, a escolha do guarda-roupa a pensar na companhia a que se candidata bem como à função torna-se relevante. Claro, sem descurar as cores que melhor a beneficiam no ecrã. Caso não consiga ter acesso a essa informação, Urraca sublinha que é importante “cuidar ao máximo da impressão que provocamos no interlocutor”.

Plano B para falhas técnicas

Chamadas e diretos que caem foram e continuam a ser uma realidade. Mas, deve procurar evitar esse tipo de circunstâncias, verificando previamente conexões ou tendo planos B que passem por outras redes e outros devices como WhatsApp ou recurso ao telemóvel.