6 dados sobre Sara Madruga da Costa, a mulher que marcou o OE 2021

sara madruga da Costa_ FB
[Fotografia: Facebook]

Foi a principal protagonista na votação do Orçamento do Estado 2021, que foi concluída esta manhã de quinta-feira, 26 de novembro, no Parlamento. Um impasse no momento da decisão em torno do documento que estipula novas medidas para 2021, mas que acabaria por ser interrompido devido a uma proposta de alteração que pretendia anular a transferência de 476 milhões de euros ao Fundo da resolução destinada ao Novo Banco.

Ora, foi precisamente a propósito deste documento que emergiu a social-democrata Sara Madruga da Costa, uma dos três deputados eleitos pela Madeira. Se inicialmente, ela, Paulo Neves e Sérgio Marques votaram ao lado do PS contra a proposta, instantes depois a deputada do PSD/Madeira pediu “só um momento” enquanto falava ao telefone. Segundo a Lusa, informou em seguida a mesa que os três deputados eleitos pelo PSD/Madeira mudavam o sentido de voto para o voto a favor, ao lado da direção do PSD.

A confusão instalou-se, foi feita nova votação, mas as motivações continuam a ser indagadas. E se há quem fale em “ameaça”, não há confirmações oficiais sobre o que se passou verdadeiramente. Porém, o PSD Madeira já emitiu comunicado a referir que “neste contexto, e numa altura em que a Região e o seu Governo têm atuado praticamente sem nenhuma ajuda do Estado português, quer no quadro da luta contra a pandemia, quer na resposta social e económica, a posição dos Deputados do PSD/Madeira dependerá sempre da avaliação política em cada momento”.

A mesma nota enviada recorda que não seria a primeira vez que haveria dissonância na disciplina de voto e recorda:”idênticas tomadas de posição (como por exemplo no Orçamento Retificativo de 2015 e no Orçamento de Estado de 2020), dissonantes da posição do partido a nível nacional, não são inéditas”.

Biografia

Sara Martins Marques dos Santos Madruga da Costa nasceu a 15 de setembro, na Madeira. Tem 42 anos e é casada.

Formação

Licenciada em Direito pela Faculdade de Direito de Lisboa, a deputada fez pós- Graduação em Direito do Ordenamento do Território, do Urbanismo e do Ambiente, pela Faculdade de Direito de Coimbra e refere, no site da Assembleia, estar a frequentar a pos-Graduação em Proteção de Dados e Empresas, pela Faculdade de Direito de Lisboa, e o mestrado científico em Direito e Ciências Jurdico-Políticas, pela Faculdade de Direito de Lisboa.

Percurso profissional

Advogada desde 2003, Sara Madruga da Costa desenvolveu trabalho na área da hotelaria e do imobiliário, tendo sido presidente de assembleias gerais madeirenses ligadas a estes setores de atividade e que declara ter abandonado em 2015, quando passou a integrar a Assembleia Legislativa Regional da Madeira. Desde junho do ano passado, conta na declaração de registos de interesses, que é professora num modulo de 12 horas na Pos Graduação de Gestão e Administração Pública no Instituto Superior de Administração e Línguas (ISAL) na Madeira.

Política

De 2009 a 2017, Sara Madruga da Costa foi membro da Assembleia de Freguesia de Santo António, no Funchal. Em abril de 2015 passa a integrar a Assembleia Legislativa Regional da Madeira, mas seis meses depois apresentar-se-ia em São Bento, onde é deputada a 23 de outubro de 2015.

Processo disciplinar

Cerca de mês e meio depois de terem sido informados do arquivamento do processo disciplinar de que tinham sido alvo após voto de abstenção na generalidade para o OE 2020, os três deputados do PSD Madeira voltam a estar no epicentro da polémica. Em setembro deste ano, o Conselho de Jurisdição do partido considerou não haver pressupostos necessários para prosseguir com o processo.

Trabalhos na AR

Tem integrado a Comissão de Assuntos Constitucionais, Direitos, Liberdades e Garantias, Subcomissão para a Reinserção Social e Assuntos Prisionais a Comissão de Transparência e Estatuto dos Deputados e coordena o grupo de Trabalho que Avalia as Condições de Trabalho das Forças de Segurança. É suplente na Comissão de Orçamento e Finanças, Comissão de Agricultura e Mar, Comissão de Saúde e Comissão Eventual para o acompanhamento da aplicação das medidas de resposta à pandemia da doença COVID-19 e do processo de recuperação económica e social.