6 passos para aplicar base e não realçar as rugas

Beautiful woman applying make-up

Nem sempre a maquilhagem ajuda a disfarçar. Quando mal aplicada ou colocada de forma exagerada, ela pode provocar o efeito contrário e realçar exatamente o que não se pretende. É comum ficar com a sensação de que algumas rugas acabaram por ficar mais evidentes do que o que se deseja.

Para que isso não aconteça, o melhor é cumprir este guia a preceito e, em seis passos, aplicar corretamente a base e atingir o objetivo pretendido.

É ainda importante ressalvar que todos os cuidados da pele começam à mesa. Uma alimentação rica em nutrientes, vitaminas e minerais e equilibrada e uma abundante hidratação – com a ingestão de água diariamente – são os melhores tratamentos de beleza de que ainda se dispõem. Se cumpre já estes rituais, pode seguir para os próximos

Limpar e tonificar

Para que a base fique lisa, é importante limpar muito bem a pele e tonificá-la. O primeiro processo liberta a pele de impurezas e células mortas que alteram a textura da pele e a segunda evita que a pele fique seca, com aspeto acinzentado. São passos obrigatórios antes de proceder à maquilhagem propriamente dita.

Hidratar

A hidratação ajuda a combater o aparecimento das rugas de expressão, que facilmente ficam acentuadas quando recebem make up. Para uma correta hidratação, aplique uma essência para acalmar o rosto, espalhe um hidratante facial com propriedades aquosas e conclua com um creme rico em vitaminas e princípios ativos que protegem a barreira cutânea. Estes dois passos acima referidos devem ser cumpridos diariamente, mesmo que não aplique maquilhagem.

Escolher uma base hidratante

Ao escolher um produto, combine-o depois com algumas gotas de sérum ou hidratante. A consistência será diferente, mas será de mais fácil aplicação, deixando um rosto ligeiramente luminoso. Recomenda-se que evite usar bases em camadas, estas só vão tornar as rugas mais espessas e evidentes.

Usar moderadamente o corretor

Qualquer produto em exagero vai formar uma pasta sobre a pele ou gerar mais sombreados, nada recomendáveis quando o objetivo é esconder rugas. Prefira aplicar o produto com uma pequena esponja ou escova para evitar essa mesma acumulação.

Preferir produtos que não sejam em pó

O pó acaba por absorver a humidade, conferindo um aspeto mais seco à pele. Escolha bases mais aquosas.

Remover excessos

As rugas são sempre pequenos repositórios de maquilhagem. Por isso é tão importante limpar e remover bem os produtos sobretudo nas linhas de expressão. Se reparar que tal está a acontecer, recorra ao uso de uma esponja para absorver o excesso de produto.

Maquilhagem: Saiba como usar sombras azuis para ficar deslumbrante