60 a 70% das escolas do Porto podem fechar devido à greve

shutterstock_388660693

O presidente do Sindicato dos Técnicos Superiores, Assistentes e Auxiliares de Educação da Zona Norte disse hoje à Lusa que se prevê “o encerramento de 60 a 70% de escolas no Porto” devido à greve dos trabalhadores não docentes.

Na Escola Filipa de Vilhena, no centro da cidade do Porto, que encerrou, Carlos Guimarães, que é também vice-secretário geral da Federação Nacional de Educação (FNE), explicou que o protesto visa, entre outras reivindicações, exigir “a integração dos precários e uma carreira específica”.

A greve é convocada por estruturas sindicais afetas às duas centrais sindicais, CGTP e UGT, no dia em que o calendário escolar tem marcada uma prova de aferição de Educação Física para os alunos do 2.º ano de escolaridade.

Segundo explicaram os poucos pais e alunos que iam passando, “já todos sabem que em dias de greve como esta, a escola não funciona. Muitos já nem vêm, outros passam de carro e seguem”.

Junto à Clara de Resende, o coordenador do Sindicato dos Trabalhadores em Funções Públicas e Sociais, Orlando Gonçalves, disse aos jornalistas que a expectativa é de que “esta greve vá ter uma adesão muito forte”.

Os trabalhadores sentem de facto as suas expectativas defraudadas, este Governo prometeu muito e cumpriu muito pouco, nomeadamente no que diz respeito à precariedade dos trabalhadores”, sublinhou.

Próximo ano letivo volta a ter turmas mais pequenas