Ruben Rua apresenta o seu primeiro livro

Livro de Ruben Rua
Lisboa, 24/11/16 - Decorreu esta tarde na Fnac do Chiado o lançamento do livro do modelo Ruben Rua, apresentado por Cristina Ferreira. (Sara Matos / Global Imagens)

“Na vida, dizem que devemos escrever um livro, plantar um árvore e ter um filho. Não é assim? Pois bem, a partir de hoje só me falta a árvore. Calma, mãe. É a brincar!”. Foi desta forma, descontraída e bem-disposta que Ruben Rua começou por apresentar o seu livro ‘Podes Ser Tudo’, esta quinta-feira, na Fnac do Chiado, em Lisboa.

Um livro escrito na primeira pessoa, onde Rua relata o seu percurso e fala dos obstáculos que enfrentou para alcançar a sua carreira no mundo da moda enquanto modelo nacional e internacional. A motivação inicial do manequim foi “desmistificar um mundo em que só aqueles que são parte integrante dele o conhecem verdadeiramente”. Aventuras nos bastidores das passerelles, na faculdade ou do outro lado da câmara são algumas das revelações que Ruben Rua vai dar a conhecer ao público. “Gostava que este livro ajudasse alguns jovens que querem saber mais sobre o meio ou gostavam de ser modelos. Se os conseguir ajudar com esta narrativa dos últimos onze anos da minha vida, ficaria feliz”, explicou.

Ana e José Rua, pais de Ruben, mostraram-se orgulhosos do percurso alcançado pelo filho. “É um orgulho muito grande. O livro é uma reflexão. São histórias verídicas em que o Ruben evidencia a sua personalidade, a sua força interior, necessária em determinadas fases da sua vida”, explicou o pai ao Delas.pt. Para Ana Rua, a principal característica que define o filho é a “determinação”. Já para o pai, o filho é “muito sincero, muito genuíno e é muito fiel aos seus princípios”, contou.

Para além de escrever a introdução de ‘Podes Ser Tudo’, Cristina Ferreira esteve presente para apresentar o livro perante uma plateia recheada de amigos, família e fãs do modelo e apresentador. “Tive a sorte de encontrar o Ruben. Há pessoas que chegam mais tarde nas nossas vidas, mas que se instalam e nós percebemos que são para sempre. Acho que é o que sentimos os dois”, começou por explicar a diretora de conteúdos não informativos da TVI.

A parceira de Manuel Luís Goucha teceu vários elogios ao modelo. “Tens o futuro e o mundo pela frente. Espero sinceramente que continues a poder ser tu. És até hoje um exemplo daquilo que considero ser um senhor, como existem poucos”, disse.

Ruben Rua dedica-se agora à sua nova etapa, a televisão, e Cristina Ferreira não tem dúvidas quanto ao seu futuro no mundo da apresentação. “Tenho a certeza absoluta que se lhe forem dadas as oportunidades, ele será o grande apresentador de televisão do futuro. Não tenho dúvidas nenhumas disso”, revelou.

A apresentadora acabou também por esclarecer a polémica à volta do lançamento dos seus respetivos livros. “Apesar de muitos não poderem acreditar, os nossos livros foram uma coincidência. Até o dia de lançamento foi uma coincidência”, aclarou a apresentadora. A mesma afirmou ter tomado conhecimento da intenção do manequim escrever algumas memórias da sua carreira no papel, durante uma conversa depois de ambos terem apresentado o programa de celebração do 18.º aniversário do Oceanário de Lisboa. Foi aí que Rua lhe pede para escrever a introdução do seu livro. Cristina Ferreira também partilhou a sua intenção de escrever ‘Sentir’ e desde então, o apoio no processo de escrita foi mútuo.

O prefácio do livro foi escrito pelo designer de moda Miguel Vieira. No final de cada capítulo há ainda depoimentos de várias pessoas que fizeram parte da vida do autor. Sofia Ribeiro, com quem esteve casado durante um ano, e Lourenço Ortigão, são exemplos. O ator fez questão de marcar presença no dia do lançamento da obra do amigo: “Era importante estar cá porque o Ruben é um grande amigo meu. Acho que o projeto se enquadra naquilo que o Ruben é. Espero que as pessoas leiam, que venda muitos livros e que possa ajudar muitos miúdos que queiram seguir o caminho paralelo ao que ele fez”, desejou ao amigo que conheceu Rua em 2014, durante a sua participação no programa ‘Dança com as Estrelas’, na TVI.