7 alimentos que ajudam a prevenir que se constipe

constipacao

Começa a época das constipações e nada melhor do que saber os alimentos que a podem ajudar a prevenir algumas destas maleitas. A nutricionista Catarina Sofia Correia, parceira da cadeia de ginásios Fitness Hut, juntou sete alimentos que devem fazer parte da sua alimentação nesta época do ano.

Até porque com a chegada do outono chegam também as temperaturas incertas, onde o calor e o frio oscilam de braços dados ao longo dos dias. Com estas irregularidades, é importante reajustarmos a nossa alimentação de forma a protegermo-nos das indesejadas gripes e constipações tão típicas desta época.

Veja abaixo alguns dos alimentos que poderão fazer toda a diferença na promoção da sua saúde nesta altura do ano, se estiverem inseridos numa dieta equilibrada e adequada, de acordo com a nutricionista Catarina Correia:

Sopa – Preparada com legumes, hortaliças e leguminosas, é uma ótima opção para combater as baixas temperaturas, saciar a fome e ainda enriquecer-nos com fibra, vitaminas e minerais. A fibra contribui para o bom funcionamento intestinal e regulação do colesterol sanguíneo, e as vitaminas e os minerais, essenciais ao organismo, podem ajudam a prevenir gripes e constipações. Além disso, a ingestão de sopa ajuda a hidratar o organismo – e todos sabemos o quão difícil é beber, pelo menos, 1,5 L de água diariamente nesta época do ano.

Gengibre – Uma chávena quente de chá de gengibre é exatamente aquilo que precisa quando está com uma constipação. O seu poder anti-inflamatório ajuda a limpar o congestionamento do nariz e da garganta. Alguns estudos demonstram ainda que tem também um poder antiviral que poderá prevenir o aparecimento da constipação ou gripe

Cloves of Garlic isolated on a white background

Alho – O alho estimula o sistema imunitário e possui propriedades antivirais, anti-inflamatórias e antibacterianas. Tanto previne o aparecimento de constipações e gripes como ainda poderá melhorar os sintomas. Adicione alho durante a confeção das suas refeições.

Pimento vermelho – O pimento vermelho é um alimento rico em vitamina C, que tem um papel muito importante no sistema imunitário, principalmente quando já se encontra doente. No entanto o pimento poderá ser indigesto para algumas pessoas, se esse é o seu caso, então deverá evitá-lo.

Espinafres – Por ser um vegetal de folha verde-escura, é rico em vitamina E e C, essenciais para o bom funcionamento do sistema imunitário. Consuma-o num batido e adicione frutas como laranja ou kiwi, por exemplo, ou cru, numa salada com um pouco de azeite e limão enquanto estiver doente para melhorar os sintomas.

Aveia – Quando estiver doente, experimente fazer papas de aveia quentes. Os flocos de aveia são uma excelente fonte de vitamina E, que estimula o sistema imunitário. Por outro lado, contém polifenóis (antioxidantes) e fibras, que também fortalecem o sistema imunitário e promovem a saciedade.

Curcuma – A curcumina, o composto natural da curcuma é um potente composto anti-inflamatório. Foi demonstrado que aumenta a atividade das células imunes e melhora a ação dos anticorpos (os “soldados” do seu corpo). Certifique-se que combina a curcuma com pimenta preta, de forma a aumentar significativamente a absorção de curcumina. Experimente fazer a bebida “Golden Milk” – adicione a uma bebida vegetal (bebida de amêndoa, por exemplo), adicione gengibre, curcuma, pimenta preta, canela e óleo de coco.

Oito alimentos para implementar na sua dieta este inverno