Publicidade Continue a leitura a seguir

7 coisas que precisa de saber antes de platinar o cabelo

Fotografia: Pinterest

Publicidade Continue a leitura a seguir

Há quem diga que o cabelo é a moldura do rosto. Apesar desta ideia estar cada vez mais ultrapassada, é inegável a importância que lhe é dada. A pandemia só o veio reforçar: com os cabeleireiros fechados várias pessoas começaram a pôr mãos à obra e a pintar o seu próprio cabelo em casa.

“I just did a bad thing bill wurtz” (em português, “apenas fiz algo errado”) foi um desafio que levou mais de um milhão de pessoas a partilharem vídeos no tiktok das más experiências capilares, e não só.

Platinar o cabelo é uma tendência que, definitivamente, veio para ficar e que se distingue por um loiro quase branco. Quem vê Kylie Jenner e Kristen Stewart a ostentar os fios platinados nem imagina que a descoloração é um processo nem sempre fácil.

Trazemos-lhe sete coisas que precisa de saber:

1. Consulte o seu calendário

Isso mesmo. Antes de partir para qualquer mudança de visual deve sempre consultar o seu calendário primeiro. A verdade é que depois de platinar o cabelo pode passar por um processo de transição onde, ao olhar-se ao espelho, não se reconhece. É normal, qualquer mudança requer tempo. Por isso, aconselhamos a que na semana da transformação não tenha casamentos, reuniões importantes de trabalho ou festas de aniversário.

2. Existem vários tons de branco

Se está a pensar que existe apenas um tom de branco, desengane-se. O ideal é pesquisar inspirações de visuais e mostrar ao seu cabeleireiro. O profissional adequado poderá aconselhar o melhor tom de acordo com a sua tez.

A boa notícia é que já existem aplicações que podem reduzir a margem de erro. A Virtual Hair Color da Redken permite-lhe, através de uma fotografia, e de forma gratuita, experimentar várias cores de cabelo.

3. Não é uma transformação rápida

Uma primeira etapa pode demorar mais de quatro horas.

4. Pode doer

Não adianta: o seu cabeleireiro pode, e deve, passar óleos protetores no couro cabeludo e nas áreas próximas para evitar terríveis queimaduras, porém, quando o couro cabeludo estiver em contacto com o descolorante vai sentir desconforto.

5. A manutenção é diária

Depois de descolorir o cabelo é normal sentir que os fios ficam fracos e danificados – especialmente se a textura do seu cabelo for muito fina.

Embora cuidar do cabelo deva ser uma prática recorrente, em cabelos platinados muito mais. Se a sua prateleira da casa de banho já está cheia de produtos, vai piorar. Shampô roxo – para tirar o amarelado -, óleo de coco e ampolas hidratantes vão ser um must have.

6. Não consegue reverter os estragos de forma rápida

Vai precisar de ser paciente e, antes de mais, pensar bem sobre a sua decisão. Platinar o cabelo é um processo invasivo e que, depois de executado, requer tempo para o cabelo regenerar. É normal que no início sinta que o seu cabelo tem um aspeto seco, mas com o tempo e cuidado é possível reverter.

7. Pode ser caro

O barato sai caro – esta é uma verdade universal, e aplicável aos investimentos capilares. Contudo, a única coisa mais assustadora do que não conseguir atingir o branco que deseja é fazê-lo num lugar que não tenha os devidos cuidados com a saúde do seu cabelo.

Além disso, tendo o cabelo platinado, é aconselhável visitar um profissional com maior regularidade e investir em bons produtos.