7 dicas para prevenir doenças cardiovasculares

Dicas perder peso lifestyle saúde
[Fotografia: Alex McCarthy/Unsplash]

As doenças cardiovasculares causam a morte, anualmente, de cerca de 17 milhões de pessoas no mundo. A causa da maioria das doenças cardiovasculares é a aterosclerose, que consiste num processo de formação e deposição de placas que entopem os vasos sanguíneos, que se acumulam e chegam mesmo a impedir a circulação.

De acordo com um estudo desenvolvido pelo Instituto Nacional de Saúde Doutor Ricardo Jorge, os principais fatores de risco para as doenças cardiovasculares que afetam mais de metade dos portugueses são o excesso de peso ou obesidade, tensão alta, fumar, diabetes e colesterol muito elevado.

A mudança de alguns hábitos que são considerados fatores de risco estão ao alcance de qualquer um, começando pelo combate ao sedentarismo e com a adoção de estilos de vida mais saudáveis e equilibrados. Portanto, siga as 7 dicas que podem ajudar.

Praticar exercício físico com regularidade

Pelo menos 30 minutos por dia 5 vezes por semana. Não é necessário ir correr nem ir para o ginásio, uma boa caminhada diariamente faz toda a diferença.

Alimentação saudável

Ingerir frutas, vegetais, fibras e proteínas com regularidade e evitar o consumo de gorduras, açúcar e sal, principalmente em alimentos pré-preparados é fundamental.

Evitar o excesso de peso

O excesso de peso é evitado essencialmente com o controlo da gordura abdominal.

Controlar a tensão arterial

Medir regularmente a tensão arterial e verificar se os valores estão abaixo dos 140/90 mmHg.

Análises regulares ao sangue

Análises são importantes para conseguir controlar os níveis de colesterol e perceber se estão dentro dos parâmetros normais. Idealmente o colesterol LDL abaixo dos 130 mg/dl e o HDL acima dos 40 mg/dl. O colesterol total deve rondar idealmente os 190 mg/dl.

Não fumar

Evitar os hábitos tabágicos não só evita doenças cardiovasculares, mas também para muitas outras.

Evitar, ou tentar reduzir, o stress

Tentar ter horários regulares, rotinas diárias, evitar demasiado tempo seguido a trabalhar são alguns dos conselhos que podem ajudar a reduzir o stress. Algumas pessoas podem também optar por outras práticas que as ajudem como é o caso da meditação, massagens de relaxamento, entre outras.