7 momentos marcantes do príncipe Filipe e da rainha Isabel II de Inglaterra

Rainha Filipe morte

A família real britânica anunciou, esta sexta-feira de manhã, a morte do príncipe Filipe, aos 99 anos.

Foi a 20 de novembro de 1947 que o príncipe Filipe se casou com a então princesa Isabel II, filha do rei George VI. O casal completou 73 anos de casamento, dos quais 69 foram marcados pelo reinado da rainha Isabel II.

O também Duque de Edimburgo afastou-se das funções públicas em 2017, mas isso não o impediu na hora de participar naqueles que foram alguns dos momentos mais importantes da vida do casal. Ora veja:

1 – Príncipe Filipe abandonou os seus títulos reais para se casar com a rainha

O marido da rainha Isabel II era oriundo das famílias reais grega e dinamarquesa, mas foi obrigado a abandonar os títulos para casar, em 1947, com a futura monarca, tornando-se apenas Filipe Mountbatten. Mais tarde, a rainha concedeu-lhe o título de sua Alteza Real, príncipe e duque de Edimburgo.

Se dúvidas houvessem de que o casamento entre o príncipe Filipe e a rainha Isabel II foi feliz, no 50.º aniversário a monarca afirmou publicamente: “Ele tem, simplesmente, sido a minha força todos estes anos”.

Rainha Filipe morte

2 – Príncipe Filipe ao lado da rainha Isabel II na coroação da monarca

Foi a 2 de junho de 1953 que a rainha Isabel II foi coroada ao trono britânico. Estando no seu 69.º ano de reinado oficial como monarca da Inglaterra, este é um recorde real.

Rainha Filipe morte3 – Visita a Portugal

Foi em 1957 que a baixa de Lisboa se encheu para receber, pela primeira vez, a rainha Isabel II e o duque de Edimburgo. Foram três dias em que António de Oliveira Salazar não poupou despesas ao longo dos mais de 36 anos em que foi chefe do governo.

Segundo a revista Sábado, entre os vários objetivos desta viagem um deles foi para “Isabel II aproveitar a vinda a Portugal para estar com o marido”.

Rainha Filipe morte

4 – Quatro filhos

O casal teve quatro filhos: Carlos, Príncipe de Gales (72 anos); Ana, Princesa Real (70 anos); André, Duque de Iorque (61 anos); Eduardo, Conde de Wessex (57 anos).

Rainha Filipe morte

5 – Proteção a Harry e William após a morte da princesa Diana

Segundo a ABC News, o príncipe Filipe foi uma das pessoas que mais encorajou o filho mais velho, príncipe Charles, a casar-se com a princesa Diana. A relação que durante anos esteve sob os holofotes, terminou da pior maneira com o falecimento da Lady Di num acidente de carro em Paris.

Depois do trágico acidente, Filipe assumiu as rédeas da família e foi uma fonte de força para a Rainha Isabel.

A preocupação do Duque de Edimburgo era proteger os seus netos do intenso escrutínio da imprensa. Por isso, e quando os organizadores do funeral pediram para Harry e William seguirem atrás do caixão, Filipe disse: “Estamos a falar de dois meninos que acabaram de perder a mãe”.

Rainha Filipe morte

6 – Nascimento do príncipe George

Com o nascimento do príncipe George fez-se história: pela primeira vez, desde o reinado de Victoria, que três gerações de herdeiros diretos ao trono britânico viveram ao mesmo tempo.

O filho de William e Kate tornou-se o terceiro na linha de sucessão depois de Charles, Príncipe de Gales, 66, e William, o Duque de Cambridge, 33.

Rainha Filipe morte

7 – Casamento dos netos, William e Harry

Tanto William quanto Harry casaram-se com duas mulheres que não pertenciam à realeza. Tal facto, fez com que não só se instaurasse a curiosidade da imprensa e dos entusiastas, como moldou a monarquia.

Na verdade, talvez nenhum outro evento durante o reinado de Isabel II tenha simbolizado a monarquia modernizadora mais do que o casamento do Príncipe Harry com Meghan Markle, uma atriz americana divorciada.

Rainha Filipe morte