7 pequenos passos que a vão fazer progredir na carreira este ano

trabalho
[Fotografia: iStock]

O primeiro mês de 2020 já começou, e muitos profissionais começam agora a ir atrás dos desejos que pediram na última noite de 2019. E o trabalho costuma fazer parte do cardápio.

Se está à procura de uma promoção ou quer que mais portas se abram no seu percurso profissional, comece por por em marcha estes pequenos grandes passos que a Delas.pt reuniu

1 – Aumente a sua rede de contactos

Melhorar a relação com os colegas de trabalho organizando um almoço com toda a equipa. Para conquistar uma visão mais ampla sobre o mercado de trabalho, é fundamental conectar-se com os profissionais que a circundam, ex-colegas e conhecidos. Opte também por pesquisar eventos, conferências e fóruns sobre a sua área de trabalho onde, certamente, irá conhecer pessoas novas.

2 – Mostre que gosta da sua profissão

Ter entusiasmo é uma atitude que demonstra que sabe o que está a fazer e que tem competência técnica para desempenhar a função que lhe está atribuída. Para além de transmitir paixão pelo trabalho que desempenha, com este comportamento vai conseguir destacar-se e atrair mais empatia por parte dos que a rodeiam.

3 – Desligue-se das redes sociais enquanto está a trabalhar

Não há nada pior do que desperdiçar tempo valioso a navegar nas redes sociais. Para além de estar a ver imagens de vidas “perfeitas”, ter este comportamento pode diminuir a sua autoestima. É importante mencionar que, ao estar constantemente agarrada ao telemóvel, pode passar uma imagem errada aos seus chefes.

4 – Assuma os seus erros

Quando tal acontece, o melhor a fazer é assumir que fez algo de errado e lidar com as consequências. Não coloque a culpa nos outros e tente melhorar. A responsabilidade no trabalho é importante. Demonstre humildade e maturidade.

5 – Aprenda sobre novos assuntos

Conhecer novas atividades, mesmo que não estejam ligadas à sua profissão, é fundamental para estimular a sua criatividade. Aprender um novo idioma, instrumento musical ou até mesmo trabalhos manuais podem ser boas maneiras de desenvolver a capacidade de concentração. Tal vai impactar de forma positiva o seu ambiente de trabalho e a sua vida pessoal.

6 – Mantenha o currículo atualizado

Pode nem estar à procura de um emprego novo, mas deve manter o seu currículo atualizado e disponível em vários locais tais como o LinkedIn, Facebook e Twitter. No entanto, lembre-se de manter as suas páginas com um formato profissional. É claro que deve ter várias cópias em papel, mas vá além disso e envie emails para várias empresas que tenham vagas de emprego disponíveis.

7 – Defina objetivos

Faça uma lista de onde gostaria de estar dentro de cinco, dez ou 15 anos. Enumere cargos, desejos salariais e não se esqueça de estabelecer prazos para a conclusão de cada objetivo. Definir claramente o que quer é fundamental para conquistar os seus sonhos.