7 regras de ouro para conseguir deixar de fumar

iStock-1135544729(1)

Os riscos do tabaco para a saúde são vastos, são múltiplos e, com a pandemia, sabe-se que quem fuma corre maior risco de progressão para doença grave na sequência da infeção por Covid-19. Por isso, no momento em que se assinala o dia Nacional do Não Fumador, que acontece esta terça-feira, 17 de novembro, é a ocasião para pensar sobre o consumo de tabaco ou continuar sem tocar num cigarro, caso seja o caso.

Tarefa difícil de cumprir, deixar de fumar não é impossível. Há dicas, truques, mas também há tratamentos prolongados e acompanhamento médico para o efeito.

Para já, veja que regras pode começar por cumprir se se quer libertar dos cigarros. Indicações deixadas por Fabian Guez, um prestigiado cardiologista francês que escreveu o livro Como não ter um ataque cardíaco. De acordo com o livro, é um mito que o tabaco faça emagrecer e é verdade que 80% das vítimas de enfarte do miocárdio com menos de 45 anos são fumadoras.

Apesar do sexo feminino estar quase sempre por baixo nos valores estatísticos relacionados com a dependência do tabaco (embora a taxa de mulheres fumadoras tenha subido nos últimos anos no nosso País), é importante deixar claro que este é o pior inimigo do coração. Em Portugal, mais de 11.800 pessoas morreram por doenças atribuíveis ao tabaco.

https://www.delas.pt/alcool-raparigas-bebem-menos-vezes-que-os-rapazes-mas-ingeriram-mais-quantidade-na-ultima-vez/teen/910179/

Sabia que a partir do instante em que deixa os cigarros de lado, as lesões devidas ao tabaco param de evoluir? Nunca é tarde para deixar de fumar. Percorra a nossa galeria de imagens e fique a conhecer as sete regras de ouro para tirar o tabaco de vez da sua vida.

Marque uma data precisa no calendário, comprometa-se e cumpra-a

Não fume um único cigarro, pois o risco de ter uma recaída é muito elevado.

Deite fora tudo o que esteja ligado ao vício, como: cigarros, isqueiros e cinzeiros.

Faça contas: O dinheiro que irá poupar será seguramente um benefício que vai incluir na lista de inconvenientes do tabaco e de benefícios de deixar o vício de lado.

Recorra, apenas se necessário, aos substitutos da nicotina

Anuncie que deixou de fumar para ter algum apoio e pense em mudar a sua rotina.