70% das sauditas estão aptas a conduzir

arábia saudita_shutterstock

Cerca de três meses depois de ter sido levantada, por ordem real, a proibição de condução por parte das mulheres da Arábia Saudita, uma sondagem publicada pela Saudi Gazette vem agora indicar que 70% delas estão aptas a dirigir um carro.

Quanto aos homens, o mesmo inquérito vem revelar que 60% dos entrevistados consideram que elas executarão bem a tarefa. 20% dizem não ter bem a certeza e os restantes 20% mostram-se indecisos.

Recorde-se que o príncipe herdeiro Mohamed Ben Salman decretou o fim de uma das interdições aplicadas às mulheres – que há anos era central na luta de ativistas – e a lei entrará em vigor em junho de 2018, isto apesar de existirem ainda algumas as proibições aplicadas aos sexo feminino e que pode ver na galeria acima.

Ao mesmo tempo e tendo em conta aquela data, as mulheres sauditas também vão poder conduzir motas, a partir dos 18 anos, e camiões, aos 20, de acordo com o que foi agora anunciado pela Direção-Geral de Circulação daquele país.

“O grande desafio é agora adaptar as escolas de condução a todas as mulheres que querem aprender”, afirmaram as autoridades da Arábia Saudita, citas pela Lusa.

A decisão real de setembro último vem pôr fim à necessidade de as mulheres já não precisarem de contratar um condutor privado ou de depender de um familiar do sexo masculino para as acompanhar nas deslocações.

A possibilidade de conduzir abre novas oportunidades laborais, apesar da discriminação impedir as mulheres de aceder a muitos setores ou postos de trabalho no reino ultraconservador.

Imagem de destaque: Shutterstock