8 motivos pelos quais deve tirar o pijama mesmo que fique em casa

pijama
[Fotografia: iStock]

A não ser durante a semana, em que tem de sair de casa para ir trabalhar, com quanta frequência costuma tirar o pijama ao fim de semana? E agora, se é dos que está em confinamento, como não fazer isto?

Muitas pessoas só tiram a roupa com que dormem quando precisam mesmo de sair de casa, mas saiba que isso não está correto.

Em tempos que o novo coronavírus domina as preocupações da população mundial, é importante que tenha em conta vários fatores, tais como a importância de cumprir todas as medidas de prevenção, a de continuar a fazer exercício físico em casa e até a de comer de maneira a aumentar as defesas do seu sistema imunitário.

Para além de todas estes fatores, também é de máxima importância que não se esqueça da sua saúde mental. Apesar da alimentação saudável e do exercício físico contribuírem positivamente para a saúde mental, há outros aspetos que deve ter em mente.

Se estiver de quarentena, não se pode deixar levar por hábitos que em nada são saudáveis para a sua saúde. A preguiça de se levantar e trocar de roupa pode ser muita, mas é essencial que continue a cuidar de si.

Por esta razão, deve continuar a fazer os seus rituais de beleza, tais como os cuidados com a pele e com o corpo. Se quiser, pode ainda aplicar maquilhagem. Faça tudo o que estiver ao seu alcance para que a sua autoestima não fique estragada.

Deve também trocar o seu pijama por outra roupa para usar durante o dia, as razões são várias, a começar pelos ácaros e a acabar nos maus cheiros. Mas é principalmente para cuidar da sua saúde mental. Se permanecer sem fazer nada durante muito temo, a mente vai começar, também, a desleixar-se, podendo causar situações de stress e de depressão.

Mas se ainda assim tem dúvidas sobre o porquê de ter de tirar o pijama todos os dias, o Delas.pt dá-lhe sete razões para o fazer. Veja abaixo.

Pela sua saúde mental

É importante criar interrupções e rituais quando sabe que o seu dia será passado de forma confinada. Vestir-se, imprime a sensação de que a sua vida ainda cumpre alguma normalidade.

Infeções por estafilococos

Existem muitas pessoas que carregam uma pequena quantidade de bactérias estafilococos na pele. Isto é, têm pequenos micróbios que vivem na pele, narizes e boca.

Por norma, estes micróbios não têm consequências na saúde, no entanto, se usar o mesmo tecido vezes sem conta, as bactérias estafilococos vão começar a alastrar pela peça de roupa. Eventualmente, estas colónias crescentes de estafilococos podem entrar na pele através de cortes ou pelos encravados.

Deve tirar o pijama todos os dias e colocá-lo a arejar para prevenir infeções dolorosas e potencialmente fatais.

Afinal, Coronavírus pode sobreviver em superfícies mais tempo do que se pensava

Borbulhas e quistos

Ter borbulhas é sempre algo desagradável, principalmente quando sabe que podia ter feito algo para as evitar.

Quando não se tira o pijama, todos os tipos de bactérias, óleo e células mortas da pele começam a acumular-se no tecido. Toda essa acumulação é pressionada contra os poros durante a noite, enquanto dorme.

Isto leva a que os poros bloqueiem e infetem, o que causa borbulhas dolorosas, e até quistos sebáceos.

Borbulhas e quistos são excelentes pontos de entrada para outras bactérias e vírus que podem estar na pele.

Ácaros do pó

Não é novidade para ninguém que os ácaros vivem nas nossas casas. Por mais que limpe e por mais que lave, não consegue remove-los totalmente, mas deve fazer tudo o que puder para tirá-los da cama.

Estas criaturas microscópicas adoram comer pele morta, por isso sentem-se atraídos pelas cama e pijamas, que estão cheios de todas as células mortas da pele que deixamos durante o sono.

Os pijamas sujos atraem em ainda mais ácaros, o que pode contribuir para problemas respiratórios, especialmente enquanto dorme.

Maus cheiros

Todas sabemos que não tomar banho ou não manter o corpo limpo pode levar a maus odores. Para se livrar de odores esquisitos não basta perfumes e desodorizantes, também tem de se certificar de que o pijama está limpo.

Pijamas sujos tendem a absorver o suor durante a noite, e as bactérias que surgem nas manchas de suor molhadas começam a crescer e a criar maus cheiros.

Sentir-se suja

Usar um pijama sujo durante muito tempo vai fazer com que se sinta mal, principalmente ao acordar.

Acordar e mudar imediatamente de roupa de noite e vestir a roupa do dia-a-dia pode tornar-se numa uma sensação desagradável, em vez de fresca.

De acordo com a revista Good Housekeeping, isto acontece porque durante a noite, o corpo está a absorver o que está no pijama. Se a sua roupa de noite estiver suja, também se vai sentir suja.

Alergias

Usar o mesmo pijama durante muito tempo pode causar alergias. Se é alérgica ao pó, é importante que tire a roupa de dormir todos os dias.

Alergias ao pó, asma e outras doenças respiratórias por norma, são piores à noite, uma vez que é mais difícil respirar quando se está deitado.

Adicionar a acumulação de ácaros e células mortas da pele nesta mistura torna o ato ainda pior. Para além disso, aumenta as probabilidades de ter uma reação alérgica ou um ataque de asma.

Mais bactérias

Quando usa o mesmo pijama durante muito tempo, está a pedir ao seu sistema imunitário para combater um ataque constante de bactérias estafilococos, complicações respiratórias, germes e óleos causadores de borbulhas. Todos estes fatores enfraquecem as defesas do seu corpo em geral.

Isto significa que geralmente é mais provável que fique doente.

Estado de Emergência: é isto que vai mudar na sua vida