80% de doentes com Covid-19 tem falta de vitamina D

pexels-anna-shvets-3962330(1)
[Fotografia: Anna Shvets/Pexels]

Sabemos que a Vitamina D é fundamental para a nossa saúde e bem-estar, mas também sabemos que a maior parte das pessoas tem défice neste campo. Aliás, já se sabia que baixos níveis de vitamina D estão diretamente relacionados com doenças autoimunes, infeções bacterianas e virais, doenças cardiovasculares e alguns tipos de cancro, para não falar de depressões sazonais. O que fazer para obter esta vitamina, mesmo quando o sol não brilha?

O sol é o principal “fornecedor” da Vitamina D, mas não é o único, nomeadamente através da ingestão de certos alimentos. E se durante os meses de confinamento se foi apelando para a importância de, mesmo em casa, apanhar um pouco de sol, agora alguns dados dizem-nos que cerca de 80% da população com Covid-19 tinha défice desta vitamina.

A falta de vitamina D foi encontrada em 82,2% dos pacientes com Covid-19, num novo estudo de pessoas com teste positivo para o Coronavírus, estudo esse publicado no Journal of Clinical Endocrinology & Metabolism, sendo que os homens tinham níveis mais baixos de vitamina D do que as mulheres.

Um dos grandes problemas com a vitamina D, é que o próprio corpo não consegue criá-la, sendo que a sua principal fonte vem da luz solar direta sobre a nossa pele. E como a grande maioria do tempo acabamos por estar em casa ou no escritório a trabalhar (especialmente nestes tempos pandémicos), acabamos por acabar com as nossas ‘reservas’ de vitamina D.

Em Inglaterra, aconselha-se inclusive a que todos tomem reforço desta vitamina – não apenas aqueles em risco de deficiência – incluindo crianças, mulheres grávidas, mulheres que amamentam e idosos.