Atrizes portuguesas pré-selecionadas para os prémios de cinema Platino

Margarida Vila-Nova protagoniza 'Cartas da Guerra'
Margarida Vila-Nova protagoniza 'Cartas da Guerra'

Margarida Vila Nova e Joana Bárcia são as duas portuguesas que estão pré-selecionadas para a categoria de Melhor Interpretação Feminina, nos Prémios Platino do Cinema Ibero-americano.

As atrizes foram indicadas pela representação nos filmes ‘Cartas da guerra’, de Ivo Ferreira, e ‘Cinzento e Negro’, de Luís Filipe Rocha, respetivamente. Estas duas produções estão, de resto, pré-selecionadas para mais prémios. O filme ‘Cinzento e Negro’ tem 11 nomeações e ‘Cartas da Guerra’, oito, incluindo, em ambos os casos, as de Melhor Filme Ibero-Americano de Ficção, Melhor Realização e Melhor Interpretação Masculina.

‘A Mãe é que Sabe’, de Nuno Rocha, também foi pré-selecionado para Melhor Filme Ibero-Americano de Ficção e Melhor Primeiro Filme de Ficção Ibero-americano.

A categoria Melhor Longa-Metragem Documental também inclui três representações nacionais: ‘A toca do lobo’, de Catarina Mourão; ‘Mudar de Vida, José Mário Branco, vida e obra’, de Nelson Guerreiro e Pedro Fidalgo e ‘O Cinema, Manoel de Oliveira e Eu’, de João Botelho.

A esta que é a quarta edição dos Prémios Platino do Cinema Ibero-americano concorreram 847 produções, um recorde de participações desde o início do evento
A seleção final de nomeados será anunciada em maio e os vencedores serão conhecidos em julho, numa cerimónia que terá lugar em Madrid.