9 ideias relaxantes para o autocuidado ao domingo

relaxar
Fotografia: iStock

Um estudo realizado nos EUA revelou que mais de 75% dos trabalhadores e estudantes sofrem da “síndrome pré-segunda”. Os níveis de ansiedade aos domingos conseguem ser verdadeiramente expressivos quando comparados aos restantes dias da semana.

Levando isso em consideração, o domingo – e em particular ao final do dia – deve ser o momento para investir no autocuidado. Não é apenas uma forma divertida e agradável de passar o tempo, mas também uma maneira de cuidar da sua saúde mental e preparar-se para a semana que se inicia.

No Instagram já quase 1500 pessoas usaram a #SelfCareSunday.

Deixamos-lhe algumas dicas para relaxar:

1. Coloque o seu pijama mais confortável

Mudar para roupas confortáveis não é apenas uma forma fácil de marcar a transição para o momento de relaxamento, mas também funciona como uma maneira de se permitir descontrair após uma semana carregada de afazeres.

2. Cuide da sua pele

Os cuidados com a pele devem ser diários, mas porque não investir numa massagem facial ou numa máscara mais divertida? As sheet masks são uma boa maneira de aliar a hidratação ao relaxamento. Deixamos-lhe algumas sugestões:

Garnier Skin Naturals Moisture+Aqua Bomb: Serve para hidratar em profundidade e nutrir intensivamente. Além disso, preenche e revitaliza a pele e tem um aroma característico pelo extrato de romã e ácido hialurónico. O preço médio é de 2,30 euros.

Vichy Mineral Masks: Tratamento rejuvenescedor formulado com precisão para acalmar e reparar a pele sensível, seca e baça. O preço médio é de 3,45 euros.

Máscara Facial Peel Off Antipontos Negros Pure Active Carvão da Garnier: Purifica a pele devido à fórmula que elimina as impurezas e brilho indesejado da zona T. O preço médio é de 6,95 euros.

Juvena Specialists Mask: Esta máscara da Juvena foi desenvolvida para colmatar a necessidade de hidratação intensa e para peles com sinais de stress e desequilíbrio. O preço médio é de 51,53 euros.

3. Faça uma “to do list”

Fazer uma lista com os seus afazeres pode ser extremamente relaxante. Por vezes, o maior desafio do domingo é desligar do trabalho. Para isso, o ideal é listar os seus agendamentos. Vai perceber que, depois de tudo organizado, vai conseguir descansar melhor a sua mente.

4. Afaste-se do seu telemóvel e computador

Numa altura em que os aparelhos tecnológicos são, cada vez mais, autênticas ferramentas de trabalho, o ideal é desconectar-se. Isso não só dá aos seus olhos o descanso necessário, como lhe permite desacelerar.

5. Leia sobre viagens

Ler sobre países diferentes e culturas é uma boa forma de permitir à sua mente viajar, ainda que sem sair de casa.

6. Experimente algo novo

Segundo um estudo publicado pelo Serviço Nacional de Saúde britânico, é essencial aprender novas habilidades para melhorar o bem-estar mental, aumentar a autoconfiança e dar um senso de propósito. Deixamos-lhe algumas dicas:

– Tente cozinhar algo novo

– Fazer um DIY (faça você mesmo)

– Experimentar novos hobbies, como a escrita, o desporto ou a pintura

7. Faça exercício físico (leve)

Ao final do dia de um domingo, é importante reservar algum tempo para exercícios leves, como alongamentos e ioga. Estas práticas podem ajudar a libertar qualquer tensão física.

8. Arrume a sua casa

Pode não ser a forma mais empolgante de autocuidado, mas pode ser incrivelmente satisfatório e relaxante arrumar a sua casa. Com a pandemia, a maioria das casas também se tornaram num espaço de trabalho. Organizar a sua secretária para iniciar uma nova semana pode ser uma fonte de motivação.

9. Pratique a gratidão

A ansiedade pela semana que se vai iniciar é, muitas vezes, uma realidade. Para neutralizar isso, tente olhar para a semana que passou e refletir nas coisas boas – tanto nos momentos que deram certo quanto naqueles pelos quais é grato.