9 vantagens de organizar as refeições da semana ao domingo

pexels-ella-olsson-1640773
[Fotografia: DR]

Todos sabemos que a organização dá trabalho, mas também pode poupar muito tempo e dinheiro. Se estava a pensar tirar este domingo para preguiçar, pois bem, o convite que fazemos é absolutamente contrário. Mesmo arriscando a possibilidade de ter acabado de chegar de férias, o que arrisca aumentar ainda mais o grau de dificuldade.

Leia bem as dicas deixadas pelo site Real Simple e não deixe para amanhã o que pode fazer sozinha ou em família, se houver agregado, já hoje, tendo pela frente cinco dias ligeiramente mais descansados.

Convoque todos os elementos da família, dê-lhes a conhecer os benefícios que apresentamos na galeria e, mais do que um bom domingo,… uma muito boa semana!

1. É mais fácil comprar e cozinhar em dias separados: Em vez de andar carregada de compras, vá gerindo o que precisa. Perde menos tempo e paciência no supermercado e reserva energia para outras tarefas.

2. Organize as listas por género de produtos: Para não perder tempo no supermercado, faça, de base, uma listagem por ordem de produtos. Por exemplo: os lácteos todos juntos, as carnes no mesmo seguimento. Repita o procedimento para peixe, farináceos, fruta, etc. Poupa viagens nos corredores

3. Preparar comida por etapas: Mais do que descascar batatas, cenouras, cebola, abóbora para uma sopa e, depois, voltar às batatas para acompanhar um segundo prato de carne ou peixe. Corte todas as batatas que precisa de uma vez, por exemplo. Irá poupar voltas na cozinha. Pode aplicar a mesma medida caso esteja a fazer várias bases de sopa ou até uma sopa e um refogado com cebola.30

4. Priorizar alimentos que requeiram pouca preparação: Ter ovos, abacates, iogurte grego, humus, grão e feijão embalados, um bom queijo e uma carne fumada à mão de semear é ter sempre uma refeição de emergência garantida e sem grande esforço.

5. Preparar refeições liberta tempo para outras partes da vida: Ter refogados já feitos, uma ou duas bases de sopa, comida simples previamente adiantada vai facilitar e agilizar processos para quem chega primeiro a casa e tem de dar despacho ao jantar.

6. Evite utensílios arredondados na cozinha: Ocupam mais espaço e, quando estão a uso, entopem a cozinha, desmoralizando qualquer um. Disponha antes de recipientes quadrados ou retangulares. Ocupam menos espaço nos armários, no frigorífico e, melhor de tudo, no lava-louça.

7. Ervas aromáticas cortadas e raspas de citrinos já arranjadas e no congelador: Dá trabalho tirar umas horas para obter estes preparados e colocá-los no congelador. Mas, no dia-a-dia, ter isto já feito poupa muito – mas mesmo muito – tempo. Recomendação: etiquete os recipientes porque nem sempre é fácil distinguir salsa de coentros congelados, por exemplo.

8. Frigorífico sempre limpo: Quanto mais limpo e em dia estiver o seu frigorífico, mais e melhor sabe o que há para comer e o que existe para fazer

9. Poupar dinheiro: Se os argumentos anteriores não eram suficientes para convencer a abandonar o sofá por umas horas, pode ser que este leve a melhor. Ter tudo organizado e a comida preparada poupa-lhe tempo, mas também o dinheiro de não ir ao supermercado e trazer coisas supérfluas, de gerir os alimentos que tem disponíveis o melhor possível e até de poupança de energia e água.

9 alimentos que deve guardar no frigorífico