A aplicação que as editoras de beleza adoram

Agora compreender os rótulos dos cremes é muito mais fácil e tudo graças a uma app pensada para #beautyjunkies.

A aplicação Clean Beauty é uma das preferidas de editoras de beleza e influenciadoras em todo o mundo, a sua principal função é indicar se o produto submetido a análise tem algum ingrediente potencialmente alérgico ou controverso (entendem-se por controversos os ingredientes em discussão na comunidade cientifica no que diz respeito à segurança). Para ter acesso a esta informação basta que tire uma fotografia à lista de ingredientes presente na embalagem do creme que quer utilizar, depois carregar no botão analyse e rapidamente lhe aparece uma lista de ingredientes suspeitos com a devida explicação de cada um.

Além desta funcionalidade, a app também tem integrado um glossário de ingredientes que não só define para que servem como indica se a sua origem é vegetal, animal ou sintética. Assim, além de ajudar a perceber se o creme que estamos a usar pode ter algum elemento controverso, esta app também nos ajuda a conhecer melhor cada um dos ingrediente e a saber a sua origem. Esta é, por isso, uma aplicação muito útil para quem procura uma cosmética mais natural e consciente, já que pode ser uma ferramenta importante para uma compra mais informada.

A obsessão pela cosmética natural é cada vez maior e existe uma razão para isso, além de ser uma tendência, graças ao movimento pró-sustentabilidade crescente, tudo indica que os ingredientes naturais têm menos efeitos secundários a longo prazo. Não existem estudos que comprovem uma maior eficácia dos produtos feitos à base de ingredientes naturais, mas está estudado que estes elementos desaparecem mais rapidamente do organismo. Ou seja, sempre que pomos um creme na pele, este penetra pelas várias camadas deste órgão até chegar ao sangue, o que acontece no caso dos ingrediente naturais é que não permanecem na corrente sanguínea tanto tempo como os produtos químicos. Esta é uma vantagem, já que os compostos da cosmética fazem sem dúvida bem à pele, mas podem não ser muito bons para a nossa saúde quando penetram profundamente no corpo.

A aplicação foi desenvolvida pelos Laboratórios Officinea, laboratórios de cosmética, é gratuita, está disponível em inglês, francês, alemão, italiano e espanhol, e é compatível com IOS e Android.

Porque é que temos de usar creme de dia e creme de noite?