Este novo site de luxo só tem peças em tamanho plus size

Com tamanhos que vão desde o M até ao 6XL, o 11 Honoré é a nova plataforma exclusiva de artigos de luxo plus size. Nela é possível adquirir peças de nomes como Michael Kors, Marchesa, Brandon Maxwell e Zac Posen.

O projeto, fundado por Kathryn Retzer e Patrick Herning, pretende dar resposta a consumidoras de luxo cujo corpo está longe de medidas como 86-60-86, sem que estas tenham de pagar mais por isso. Normalmente, produzir peças maiores está associado a mais custos, pois não é só aumentar o molde e utilizar mais tecido. Modelos grandes requerem o seu próprio molde, o que obriga, por vezes, a outras ferramentas.

O propósito do 11 Honoré é precisamente conseguir disponibilizar em tamanhos plus size peças de designer que se encontram nas boutiques tradicionais, sem ter que aumentar os preços. Deste modo, “pela primeira vez, a mulher de tamanho maior tem exatamente a mesma opção” que todas as outras, declarou o co-fundador do site, Patrick Herning, ao Business of Fashion.

Esquerda: Vestido Michael Kors, Farfetch, €1.811; Direta: Vestido Michael Kors, 11 Honoré, $1.995 (€1.669, câmbio à data de hoje)

Tal como este site, outros fora do mercado de luxo têm apostado na produção de modelos maiores. Atualmente é possível encontrar, não só lojas de marcas com linhas plus size, mas também outros sites exclusivamente pensados para quem não cabe num S ou XS.

Plus size não é sinónimo de roupa para pessoas que sofram de obesidade mórbida e que também não se define por ser para alguém com mais de cem quilos. Não. O termo “plus size” é a designação de tamanho grande na indústria da moda e serve para identificar modelos maiores. No entanto, também esta noção de “maior” pode ser traiçoeira.

É importante perceber que nem tudo se resume a pessoas gordas e magras. Existem mulheres com uma estrutura óssea mais larga, assim como existem mulheres mais altas e outras mais baixas. Se pensarmos nas mulheres do norte da Europa, rapidamente a portuguesa média se sente bem pequena.

Por isso, deixemos de nos influenciar pelos números ou letras que tabelam as peças de roupa, estes apenas servem de referência e não devem, nunca, ser um meio para nos definir como gordas ou magras. Esqueça isso, até porque se costuma fazer compras em várias marcas já deve ter reparado que facilmente pode vestir o número 38 numa e o 42 noutra.

O tamanho marcado na peça de roupa é somente uma referência de comparação. Além disso, o próprio corte do modelo e o nosso corpo são fatores que também acabam por influenciar o número que vestimos. Por isso, se normalmente vestir um M ou L, não estranhe se experimentar um modelo plus size e ele lhe assentar que nem uma luva.

Os sites de plus size distinguem-se, sobretudo, por terem disponíveis tamanhos que normalmente são difíceis de encontrar, como por exemplo do 55 para cima. Grande parte deles são americanos, o que leva a que a roupa surja tabelada de forma diferente. Alguns modelos apresentam apenas tamanhos únicos, outros recorrem a polegadas em vez de centímetros.

Por isso, nestes casos, consultar o guia de tamanhos torna-se essencial para não errar na escolha do tamanho. Se necessário, deve mesmo pegar numa fita métrica, medir a zona que for preciso e verificar a quantas polegadas correspondem os centímetros que mediu.

Tabela de conversão Polegadas (in) para Centímetros (CM). Fonte: http://www.metric-conversions.org/pt/comprimento/tabela-de-conversao-de-polegadas-em-centimetros.htm

Se quiser deixar esta tabela de lado, pode sempre recorrer ao site Mulher XL. Um projeto de Cláudia Silva e Leilane Ferreira que surgiu especialmente a pensar nas mulheres portuguesas plus size. Este começou em 2009, com um blogue onde “a principal missão é ajudar a aumentar a autoestima de mulheres acima do peso considerado ‘ideal’ para os padrões vigentes, bem como divulgar a moda plus size em Portugal”, pode ler-se na página. Por isso mesmo, atualmente integra uma loja online que permite adquirir vestidos, calças, tops, saias e também biquínis e fatos de banho de várias marcas.

Pode conhecer outros sites exclusivos de roupa plus size ao percorrer a galeria de imagens disponível acima.

 


Conheça também Ashley Graham, a primeira modelo ‘plus size’ a desfilar para Michael Kors.

Conheça ainda a agência só de modelos plus size que já chegou a Portugal.