A Bíblia dos Bolos de Casamento chegou às livrarias

Julie Deffense tem 42 anos. Vive há dezoito anos em Portugal, para implementar um departamento de web design. A ideia inicial era para ficar três meses, mas logo no primeiro mês de estada no País conheceu o marido. Ficou, estudou design gráfico, começou a trabalhar para uma revista, comprou a revista, fundou outra e hoje o que faz não tem nada a ver com isto. Diz que ao mesmo tempo que fazia todas as estas coisas, sonhava fazer bolos. Sim, bolos. Fazia bolos para a família alargada e grande “Só na família do Jacques [o marido] temos 33 sobrinhos”. Fez cursos de decoração de bolos, abandonou a vida formal e tornou-se cake designer.

Julie Deffense lançou recentemente o livro ‘A Bíblia dos Bolos de Casamento’, o seu terceiro livro de receitas que tem, além dos bolos, ensinamentos preciosos para os noivos como a melhor forma de planear um bolo de noiva.

Quando é que se dedicou inteiramente ao cake design?

Eu ainda tinha a minha revista e coloquei um anúncio aos meus bolos. No final do mês tinha mais clientes para os bolos do que para a publicidade. Foi nessa altura que ponderei deixar a revista. Falei com o meu marido que me propôs voltar para o trabalho ‘sério’. Mas depois ele viu o primeiro bolo e percebeu que sim. Já lá vão cerca de seis anos.

E três livros. Não é arriscado partilhar os seus segredos?

Não. Há alguns segredos que nunca vou divulgar mas acho que a única maneira de evoluir e crescer é partilhar conhecimento e ajudar outras pessoas. Quando eu partilho uma receita ou uma técnica eu também aprendo com isso.

O que é esta ‘Bíblia dos Bolos de Casamento’?

É um livro com receitas dos meus bolos preferidos, mas em quantidades para uma pessoa fazer em casa, um bolo de 20 cm de diâmetro, por exemplo. Depois pode multiplicar-se a receita se quiser fazer bolos maiores. Era importante dar a receita base para qualquer pessoa fazer em casa. Depois, a parte de inspiração para os noivos e o cake designer. Eu quero que o livro seja não apenas para os cake designers, ou os pasteleiros, ou só os noivos. Quero que o livro seja para todos.

Como é que um casal deve escolher o bolo que quer para o casamento?

As minhas primeiras perguntas para os noivos que me encomendam bolos são qual é local, a altura do ano, a hora do dia, fora ou dentro, o estilo do espaço, o número de pessoas. Como base nesses dados conversamos e desenvolvemos o bolo.

capa v1.indd

A Bíblia dos Bolos de Casamento é editada pela TopSeller, 25,99€