A celulite continua a incomodá-la? Eis algumas dicas

iStock-1097360604(1)

A celulite afeta cerca de 80% das mulheres. Esta gordura acumulada na parte subcutânea da pele é vista por muitas de nós como um problema, mas a verdade é que este é apenas um problema estético, já que só por si a celulite não traz complicações para a saúde. Por isso, sabemos que um dos grandes inimigos das mulheres é a celulite e a gordura localizada, mas existem pelo menos sete truques que ajudam no seu combate e prevenção.

Para começar, existem pelo menos três tipos de exercício físico e desportos que são ideais para o combate desta gordura, uma vez que os movimentos ajudam na sua dispersão.

Além do mais, não nos podemos esquecer que em tempo de quarentena e isolamento social, devido à pandemia provocada pela Covid-19, comer mais parece ter sido uma das grandes preocupações da população. Talvez por isso, a pesquisa na Internet por receitas tenha aumentado cerca de 5.000%. Na mesma medida, a pesquisa por ‘como acabar com a celulite’ também aumentou exponencialmente. Mas o Delas.pt já tinha reunido receitas e planos de uma semana para se ver livre da casca de laranja.

A gordura localizada, especialmente nas pernas e glúteos mas também na zona abdominal, braços ou joelhos são uma inquietação para muitas mulheres. Algumas mulheres conseguem sentir-se confortáveis com a questão, outras, nem tanto.

Mas saiba que nem toda a gordura localizada é, ou traz, celulite. Existem algumas zonas onde existe mais gordura mas pode haver apenas má circulação ou retenção de líquidos. Podemos estar dentro do peso ideal e mesmo assim ter gordura acumulada ou celulite.

Veja abaixo alguns truques para resolver esta questão:

Cremes

Existem cremes disponíveis no mercado para quase todos os nossos problemas: pontos negros, marcas na pele, hidratação profunda, estrias e celulite – entre outros. Ainda que os cremes não façam milagres, ajudam muito nesta questão, sendo que os cremes disponíveis no mercado são cada vez mais eficazes no combate e prevenção deste tipo de gordura. A grande maioria até já faz também o papel de hidratação da pele. É bastante importante optar por um bom creme que, aliada a outros fatores como uma boa alimentação, a vão ajudar a chegar ao seu objetivo.

Hidroterapia

A natação é ótima para o combate da celulite e gordura localizada porque todo o seu corpo acaba por mexer e exercitar. A hidroterapia, or sua vez, dá para ser praticada em alguns ginásios, centros de termas ou mesmo centros especializados. Prática de exercícios físicos dentro de água, massagens especializadas e movimentos coordenados são uma ótima ajuda para esta questão, que é intensificada quatro vezes mais se realizada dentro de água. O exercício feito com a pressão da água sobre o corpo é ótima para a celulite, daí a natação estar entre os três desportos mais eficazes contra a celulite.

Mesoterapia

Embora não seja muito falada, esta terapia, disponível em algumas clínicas em Lisboa e Porto, por exemplo, são muito eficazes no combate à gordura localizada. Este é um método aplicado em todo o corpo menos no peito, sendo mais utilizado na zona dos glúteos, músculos e abdómen. É um procedimento modelar que ajuda a tonificar o corpo e a reduzir volume, através da injeção de medicamentos homeopáticos que entram na pele e ajudam a remover os excessos. Os medicamentos são expulsos de forma natural, através do nossos próprio sistema linfático.

A lipossucção

Sendo já uma cirurgia um pouco mais evasiva, serve para retirar os excessos de gordura localizada, especialmente no abdómen, braços, joelhos, nádegas. Por normal, este procedimento tira até 2 quilos de gordura, mas é importante que mantenha um regime alimentar equilibrado, bem como o exercício físico, para que a gordura retirada não volte a ser desenvolvida. Saiba que este procedimento não promete tirar toda a celulite, embora ajude a diminuí-la.

Criolipólise

Este é um procedimento também existente em várias clínicas de beleza e que se baseia num tratamento de choque frio. Ou seja, trata-se de tentar eliminar a gordura com um tratamento frio sob a pele, numa zona onde exista a tal gordura localizada. Este tratamento atua sobre a gordura superficial e, segundo a revista feminina espanhola En Feminino, há estudos que indicam que se perder entre 15% e 40% da camada inicial de gordura.

Dieta

Sabemos que um estilo de vida saudável e uma alimentação cuidada é a base da saúde e da boa forma física. Beber muitos líquidos (tendo cuidado com a retenção dos mesmos) é bastante importante, bem como não abusar em alimentos saturados, fritos, entre outros alimentos que aumentam a acumulação de gordura. Evite os queijos e o chouriço, os cereais cheios de açúcar, as comidas fast food. Opte antes por muitos vegetais e fruta, grelhados, evite os hidratos de carbono em excesso. Procure a ajuda de um nutricionista que foque a sua alimentação de acordo com os seus objetivos. E recorde-se que não deve ver isto como uma dieta temporária mas sim como um estilo de vida.

Exercícios específicos

Ainda que os cremes e alguns procedimentos estéticos possam ajudar no imediato, é preciso que mantenha um estilo de vida saudável, quer na alimentação como na prática de exercício físico de forma regular. Numa forma inicial, existem vários exercícios especializados para perder celulite e gordura localizada, sendo que posteriormente pode passar para exercícios que sirvam para, por exemplo, tonificar o corpo. No entanto, é importante que não se esqueça que a prática de exercício físico não deve, nunca, ser descurado.