A declaração de amor de Alexandra Moura a uma pequena aldeia de Trás-os-Montes

Tocaram os sinos na torre da igreja de Vila Verde de Raia, mas foi em Londres que se fizeram ouvir para dar por terminado o desfile de Alexandra Moura. A designer portuguesa apresentou esta sexta-feira, 14 de setembro, a coleção primavera verão 2019, inspirada na aldeia transmontana onde passou as férias de infância, e foi o som ‘Avé Maria’ da terra dos avós que escolheu como banda sonora para agradecer a chuva de palmas no final do desfile.

Nesta coleção a criadora portuguesa, que desfilou pela quinta vez em Londres, resgatou do passado as suas memórias estivais dos tempos de criança passados à beira de Espanha na pequena aldeia dos avós paternos. “Eu já tinha trazido os meus avós maternos para a coleção ‘Milagre das Rosas’, que falava muito da minha avó Manuela, aqui falo da minha avó Amélia e do meu avô Delfim que são os meus avós paternos. Esta coleção acaba por ser um seguimento da anterior, que falava do que era a minha adolescência e as minhas referências estéticas nessa altura. Aqui fui a uma memória mais infantil, fui buscar as coisas que me marcaram e de que ainda hoje me recordo”, contou a criadora ao Delas.pt.

Uma imagem de bastidores do desfile da designer, com as palavras de ordem para esta coleção

A nostalgia da infância expressa-se sobretudo nos materiais e padrões escolhidos para dar corpo à roupa da próxima estação. Os padrões florais “são um referência à sala dos meus avós, os tecidos brancos foram buscar as colchas dos quartos, a viscose representa as camisas da minha avó, o pied de poul os fatos do meu avô”. As silhuetas mantiveram-se fiéis ao estilo da designer, com modelos oversize, repletos de detalhes delicados, como os laços, os folhos e os franzidos. Um estilo que tem conquistado cada vez mais o publico internacional, sobretudo na Ásia onde Alexandra tem cinco pontos de venda: três no Japão e dois na China. A paleta cromática proposta também se faz maioritariamente de tons delicados, com o branco pérola em destaque, azul céu e verde claro.

Não foi só nos materiais que se vislumbraram as referências ao passado no campo, Alexandra também deixou escritas nos sapatos frases sobre esse universo – a palavra escrita usada como padrão é outra das ferramentas de que a designer faz uso recorrente.“A escrita é verbalizar o que sinto, e às vezes é mais fácil escrever. Adoro caligrafia e tudo o que envolva. O que está escrito no calçado são palavras e frases de recordações relacionadas com este momento da minha vida, em que ia da cidade para aldeia dos meus avós. Tudo ali são declarações de amor que depois também passaram para a maquilhagem”, explicou a designer.

Nos espelhos das mesas de maquilhagem nos bastidores da antiga fábrica de vinil em Brick Lane (The Boiler House) que serviu de cenário à moda de Alexandra, estavam penduradas folhas com as palavras ‘amor’, ‘Avós’, ‘Trás-os-Montes’, ‘A casa’e ‘A aldeia’, escritas à mão, para que pudessem ser desenhadas na pele dos modelos em português. “Tenho muito orgulho em ser portuguesa mas não sou fundamentalista em relação a ser nacionalista, não tenho um patriotismo cego. Já fiz outras coleções que visitaram outras partes do mundo. Mas foi uma questão de honra, nesta fase de solidificação internacional da marca de forma tão profissional, afirmarmo-nos como uma marca portuguesa. Isso inconscientemente também me fez virar-me para a história da minha vida e para as minhas referências para ir buscar o que de mais genuíno há em mim para esta parte mais internacional do trabalho.”

Dos looks de beleza destacamos ainda os cabelos presos com elásticos infantis, iguais aos que a criadora usava em criança. Foi um achado difícil mas depois de muito procurar, conseguiu encontrar uma loja que tinha precisamente o que procurava. Da peças mais interessantes sobressaem os impermeáveis, as peças de ganga perfeitamente acabadas e o mini vestido branco de alças que foi usado em desfile por cima de um top de manga curta do mesmo tecido. Os sapatos acompanharam a inspiração floral da coleção, com modelos clássicos com detalhes de flores de couro aplicadas, são de destacar ainda os ténis. Calçado com a assinatura Alexandra Moura que marca a primeira parceria da designer com marca de sapatos Exceed.

Sophia Kah: A marca portuguesa que já vestiu Beyoncé e Kylie Minogue