A entrevista de emprego a que Barack Obama se sujeitou. Veja o vídeo

Obama e Colbert

“Ele está prestes a perder o seu emprego, por isso ajudei-o a fazer a transição para o seu segundo trabalho”, explicou Stephen Colbert aos espectadores do seu ‘The Late Show’, da CBS, emitido esta segunda-feira à noite, antes de lançar o vídeo em que ele próprio diz a Barack Obama que se sente “honrado” por o ajudar nessa tarefa. “Podemos começar com uma entrevista prática e tenho homem certo para isso”, prosseguiu o apresentador, para logo de seguida abandonar o presidente dos Estados Unidos numa mesa e voltar a entrar em cena, mas desta vez na pele de Randy, “o gerente”.

“55 [anos]. Que altura difícil para um homem começar de novo…”, começa por dizer este Randy de Colbert a “Mr. Obama” – “Estou a pronunciar o nome corretamente?”, pergunta-lhe. Ao apreciar o currículo do número um dos EUA, Randy quis saber porque é que Obama não tinha sido promovido “ao longo dos seus últimos oito anos de trabalho”. “Sinceramente, não havia muitas oportunidades para isso”, responde-lhe.

“A única pessoa com uma posição mais importante do que a minha é a minha mulher [Michelle Obama]”, disse Obama a Colbert

A conversa evoluiu até Barack ter oportunidade de encorajar os jovens a votar nas eleições presidenciais de 8 de novembro e que opõem Donald Trump a Hillary Clinton. Sem se pronunciar diretamente sobre qual destes candidatos será a melhor escolha tendo em conta o futuro dos norte-americanos, o ainda presidente, agraciado com o Nobel da Paz em 2009, acabou por deixar a dica quando Colbert lhe pediu que escolhesse entre “uma barra com fibras e nutrientes extra, que viajou por mais de 100 países, ou uma tangerina enrugada coberta com pelos de um Golden Retriever, repleta de bílis que eu não deixava sozinha a mulher que amo”. Obama retorquiu: “Acho que fico com a barra”.