‘A Favorita’: A extravagância de um trio feminino na coroa inglesa do século XVIII

Chama-se ‘A Favorita’ e está entre – passe-se a repetição – os favoritos aos Óscares. A obra dirigida pelo grego Yorgos Lanthimos tem num trio feminino – composto por Olivia Colman, Emma Stone e Rachel Weisz – a sua âncora primordial.

O filme, com estreia hoje, na salas de cinema nacionais, está indicado em 10 categorias, entre as quais as de Melhor Filme, Melhor Argumento Original e Melhor Realizador. O elenco também está nomeado nas categorias de representação feminina: Olivia Colman para Melhor Atriz Principal e Emma Stone e Rachel Weisz para Melhor Atriz Secundária.

A história de ‘A Favorita’ passa-se no início do século XVIII, numa Inglaterra em guerra com França. A já frágil rainha Anne (Olivia Colman) continua a ocupar o trono, mas é a sua amiga, Lady Sarah (Rachel Wiesz), quem governa o país e que ao mesmo tempo cuida da saúde precária da rainha e o seu temperamento imprevisível.

Quando chega a nova criada Abigail (Emma Stone), o seu charme conquista Sarah, que a acolhe sob a sua asa. Abigail vê nesta relação de proximidade uma oportunidade de voltar às suas raízes aristocráticas, conseguindo, subtilmente, assumir cada vez mais o papel de dama de companhia da rainha. Esta preciosa amizade vai permitir-lhe cumprir as suas ambições, não deixando nenhuma mulher, homem ou política barrar-lhe o caminho.

Entre a biografia, o drama e a comédia, o filme de Yorgos Lanthimos tem conquistado a crítica mundial, que tem avaliado positivamente a obra, e também o público. O guarda-roupa, que também está nomeado na categoria que premeia os melhores figurinos, tem sido alvo de algumas críticas negativas por falta de rigor histórico.

Mesmo assim, esta é uma vertente que assume particular relevância, no filme, como pode comprovar na galeria de imagens, acima. No vídeo, em baixo, pode ver o trailer.