A filosofia norueguesa para ser feliz que tem de partilhar com os outros

kos
[Fotografia: iStock]

É diretamente da Noruega que vem uma nova filosofia que deve adotar para se sentir mais feliz: o kos. A origem desta nova forma de viver é baseada em duas outras filosofias: a dinamarquesa hygge – que consiste num pensamento de serenidade e simplicidade – e a sueca lagom – que procura evitar a pomposidade e celebrar o que cada um traz e não a sua imagem.

A conjugação destas duas filosofias da península da Escandinávia forma o kos. Esta filosofia defende o confortável e o aconchegante.

Embora todas estas filosofias escandinavas de estilos de vida tenham pontos em comum, como a felicidade pela simplicidade ou a fuga de consumismo sem sentido, existem diferenças.

Ao contrário da hygge dinamarquesa, por exemplo, o kos exige mais. Na verdade, está muito relacionado com a socialização com os amigos ou familiares.

Ao adotar esta filosofia, o que deve fazer é apreciar o que a natureza tem para lhe oferecer. Desde fazer caminhadas com os amigos no verão e aproveitar para, por exemplo, comer as laranjas típicas desta estação, defende ainda que, no inverno, se faça ski na neve e termine o dia numa cabana de madeira em frente a uma lareira.

Não há uma fórmula pré-estabelecida para adotar este estilo de vida. Não é só a ir caminhar ou ir para a neve que se vai sentir em paz com a natureza. Os festivais de música ao ar livre também servem de exemplo. Para além de estar em contacto com a natureza, o objetivo passa por estar num espaço com um grande nível de socialização.

Em suma, o kos é um estilo de vida menos pretensioso, que lhe dá prazer pela simplicidade dos momentos e pequenas alegrias que a fazem sentir bem consigo mesma e com os outros.