A forma mais fashion de salvar o planeta

imagem_abertura

Quando a brisa quente de verão dá lugar a um arrepio, sobretudo quando saímos com aquela blusa aberta nas costas, sabemos que está na altura de uma revolução no nosso armário.

Nesse tête-a-tête com o roupeiro, muitas vezes descobrimos que as nossas peças favoritas do último outono já pertencem ao passado: estão gastas, com as cores desbotadas ou simplesmente fora de moda.

Em gavetas a rebentar pelas costuras, não sobra espaço para roupas que não se usam. Mas, depois de termos passado tão bons momentos com aquelas calças e com aquela blusa, vamos simplesmente mandá-las para o lixo? Por outro lado, deitar roupa fora é não só um atentado à moda como, sobretudo, ao nosso planeta. A Terra afunda-se cada vez mais por debaixo de camadas e camadas de lixo, e uma grande parte são as nossas roupas antigas.

Se a moda se reinventa em ciclos estáveis, o mesmo não se pode dizer do nosso planeta, que cada vez tem menos capacidade de se regenerar. Assim, a H&M oferece durante todo o ano um vale de 5€ de desconto em compras iguais ou superiores a 30€, acumulável com outras promoções em loja – salvo raras exceções – , para quem entregar a sua roupa usada nas suas lojas.

No âmbito da iniciativa “Close the loop” (fechar o ciclo), iniciada em 2013 pela H&M, a marca criou o serviço “Garment collecting, a partir do qual foi possível recolher, desde então, mais de 40 mil toneladas de roupa usada – tecido suficiente para fabricar mais de 100 milhões de t-shirts. Entretanto, a H&M já lançou algumas peças fabricadas a partir da roupa entregue. De facto, a marca concluiu que mais de 95% da roupa que deitamos para o lixo podia ser reutilizada ou reciclada.

A campanha “Bring It”, lançada este ano, explica num vídeo passo a passo, como nos podemos associar a esta ação da H&M, que só tem vantagens – para o bem-estar do planeta, que deve ser a nossa prioridade hoje em dia, e para nós, que trocamos roupa velha por nova, a baixo preço.