A frase proibida que atrasa o sono do seu filho

pexels-artem-podrez-7494579(1)
[Fotografia: Artem Podrez/Pexels]

Deitar as crianças é, durante muitos anos, uma das maiores dores de cabeça de mães e pais. Afinal, é um momento que se caracteriza por arriscar ser especialmente demorado, interrompido por diversas necessidades inesperadas e, por vezes, conflituoso. Afinal, as crianças parecem gostar de adiar essa ocasião.

Mas há uma razão para este processo ser tão comum entre tantos miúdos e tão frequente. De acordo com a consultora de sono infantil e fundadora do Goodnight Sleep Site ao Pure Wow, Ali Lazar, insistir terminantemente com um “vai para a cama” é o equivalente a apressar o filho no exato momento em que ele precisa de desacelerar.

Segundo vinca a especialista, “a hora de dormir é um momento de ansiedade de separação para as crianças e, muitas vezes, é feito de forma abrupta”, causando ainda mais angústia, retardando o momento de descanso.

Resta, então, a pergunta: como fazer? Ali Lazar recomenda um plano de desaceleração na hora de dormir. “Dê ao seu filho toda a atenção – alguns minutos de brincadeira no chão ou a olhar para as estrelas no tecto do quarto”, exemplifica. A especialista sugere ainda a possibilidade de os pais darem “opções que mostrem que estão dispostos a colaborar”. “Por exemplo, escolhe um livro que queiras ler. Tal vai limitar o tempo gasto, mas também permitir a criação de uma energia tranquila e divertida”, afirma.

Para as crianças mais argumentativas e que incluem necessidades de última hora numa tentativa de adiar o sono, a especialista recomenda que pais e mães joguem na antecipação. “Seja a primeira a perguntar o que a criança habitualmente pede para retardar a ida para a cama. Se a pressão continuar, defina um limite e deixe-o claro para a criança”, recomenda.